Written by Publicado 23.05.17 Categoria Eventos Read 460 times

Aprenda Brincando com o Dengue Experience

Dengue Experience é um escape room, em São Paulo, que serve para educar e engajar a população sobre a importância da proteção à doença.

Está acontecendo em São Paulo o primeiro escape room do Brasil dedicado à educação e ao engajamento da população em uma causa: de prevenção à Dengue. Apesar de já conhecida da população, a doença segue apresentando números alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2014 para 2015 o volume de casos triplicou, passou de cerca de 590 mil para 1,6 milhão (quando foi registrada uma das maiores epidemias da doença no Brasil). Em 2016, foram 1,5 milhão de infectados, totalizando em torno de 3,2 milhões de casos no último biênio.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que nos últimos 50 anos, a dengue aumentou em 30 vezes e se tornou endêmica em 128 países. O Brasil é um dos mais atingidos pela doença no mundo. Os primeiros relatos de casos de dengue em território brasileiro datam do século XIX. Mas foi na década de 80 do século XX, mais especificamente em 1986, que o Rio de Janeiro e algumas capitais do Nordeste enfrentaram as primeiras epidemias da doença. Em trinta anos, a dengue se espalhou por todo o País e está presente em todas as regiões. Bem triste esses dados! =/

Enfim, o Dengue Experience vem para ajudar e conscientizar a população sobre uma doença que pode até matar, de uma forma interativa.

É um projeto que faz parte da ação global #barreiracontradengue (Be a Wall), que tem como objetivo educar e engajar as populações de países endêmicos sobre a importância de se proteger contra a doença. A ação e a campanha são iniciativas da Sanofi Pasteur, divisão de vacinas da Sanofi. “Por meio de um jogo desafiante, as pessoas encontrarão no Dengue Experience informações muito importantes sobre a dengue, uma doença que mata milhares de pessoas em todo o mundo anualmente. Apostamos no entretenimento, para comunicar, educar e engajar”, afirma Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur.

Sobre o JOGO 

“Dr. Eurides é um dos mais importantes pesquisadores do país. Há décadas dedica seus esforços às pesquisas sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti. Seu trabalho é reconhecido como fundamental para uma possível solução da epidemia. Paralelamente às pesquisas, Dr. Eurides acompanha alguns pacientes com dengue em seu consultório, onde conta com a ajuda de sua assistente, Amélie. Nesta semana, Dr. Eurides participa de um congresso sobre dengue fora do país. Você e seus vizinhos notaram o movimento de pessoas estranhas entrando e saindo do consultório em horários fora do usual e avisaram a esposa do Doutor. Ao se aproximar para verificar, ela ouviu Amélie sussurrando ao telefone sobre não encontrar o material da pesquisa, valores altíssimos e uma ideia de fuga para o Uruguai. A pedido da esposa do Dr. Eurides, vocês, que sabem da importância do trabalho dele, bolaram um plano mirabolante: ligaram para o consultório avisando que a casa de Amélie estava em chamas. Ela saiu às pressas para verificar. Agora, vocês têm 60 minutos para entrar no consultório e encontrar a pesquisa antes que Amélie perceba que foi enganada e volte com seus comparsas.”

Nada melhor do que aprender sobre algo tão sério de uma forma leve e divertida. ;)    

A Sanofi Pasteur vai disponibilizar gratuitamente durante quatro meses (começou em abril), sete sessões diárias. Para a inscrição, o participante deverá acessar AQUI (#barreiracontradengue) e pegar o código para garantir a sua participação no jogo por meio do site do 60 Minutos. A agenda será liberada quinzenalmente às 11h de cada segunda-feira. 

Serviço

Dengue Experience (escape room)

Local: 60 Minutos Escape Room

Endereço: Rua Vieira de Morais, 1438, Campo Belo

Data: a partir de 14 de abril (sexta-feira) até o dia 14 de agosto

Horário: 9h30 às 21h30

Inscrições: AQUI ou AQUI.

Preço: Gratuito

Last modified on Terça, 23 Maio 2017 18:10

0 comment

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

Joomla SEF URLs by Artio