Quarta, 06 Agosto 2014 00:00

Caravana do Esporte

Rate this item
(0 votes)

Foi comemorado no dia 05/08 os 10 anos da Caravana no Esporte, da ESPN Brasil e a chegada da Disney ao projeto.

Para quem não conhece, a Caravana do Esporte é um projeto incrível. Foi criada em 2004, com a ideia do visionário José Trajano, e ajuda da ESPN Brasil, Unicef e IEE (Instituto Esporte e Educação). Há 10 anos eles pararam para discutir o esporte, além do esporte. O programa se dirige a alunos da rede pública de 7 a 14 anos e seus professores, levando educação qualificada, esporte, arte e sem dúvida o direito de ser criança. 

Adriana Saldanha apresentou um pouco da história da Caravana e o que motiva a continuar cada vez mais com esse projeto, que está transformando o país com o esporte educacional. 

Uniram forças e foram atrás de instituições que agregassem valor de conteúdo, institucional e valor de potencializar essa ação. Juntaram-se ao IEE e Unicef, montando um tripé com essas marcas, ESPN Brasil, IEE e Unicef. Hoje 10 anos depois, como disse Adriana Saldanha “vivem um momento de divisor de águas”, com a entrada da Disney a esse projeto. Com fantasia, magia e encantamento.

A Caravana é um grande movimento de pessoas, que acreditam no direito que toda criança tem de uma educação de qualidade, o direito ao esporte, a arte e o direito acima de tudo de ser criança. Mobilizam atletas, ex-atletas e professores voluntários, que a cada mês visitam comunidades de baixa renda, pelo Brasil. São as regiões com baixo índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) indicadas pela Unicef. Além de levarem a Caravana do Esporte, levam também, a Caravana da Música, com o apoio da Ticket e do Itaú.

A Caravana do Esporte é o melhor exemplo de como o esporte pode mudar a educação de uma criança e de um país. Dessa forma conseguem construir uma nação esportivamente consistente.

Os princípios do projeto são: Inclusão de todos, rumo a autonomia, educação integral, respeito a diversidade e construção coletiva. Com intuito de todos terem direito ao esporte e a arte. 

Alguns dos resultados deste grande projeto:

Até hoje foram atendidos 91 municípios, 30 mil professores foram capacitados da rede pública, mais de 80 atletas envolvidos, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes atendidos direta e indiretamente pela Caravana, realização de 3 fóruns nacionais e 22 estados brasileiros atendidos.

O que é um orgulho, é que 100% dos municípios atendidos dão continuidade ao projeto, após a passagem da Caravana. 

O que efetivamente eles fazem são: movimentar a política pública e fazer com que a gestão das comunidades enxerguem o esporte como um instrumento fundamental para construção da cidadania, do jovem e de um país mais justo.

Novidades da Caravana são: 

♠ formação de jovens comunicadores (pretendem trabalhar o protagonista juvenil)

♠ formação de jovens ambientalistas (um olhar para o meio ambiente e sustentabilidade)

♠ e o cinema Caravana, com apoio da Disney. 

Estava presente: João Palomino como mestre de cerimônia, German Von Hartenstein (diretor-geral da ESPN Brasil), Russel (ESPN), Ana Moser (IEE), Miguel Vives (vice-presidente da The Walt Disney Company do Brasil), e Rodrigo Fonseca (representante da UNICEF).

“De tudo o que a gente fez até hoje, estou aqui há 20 anos, nada me orgulha mais do que a Caravana do Esporte”, diz German, parafraseando Trajano.

Mais um orgulho do projeto, além da entrada da Disney é que daqui a 30 dias, será lançado o site da Caravana. ;)

Estão orgulhosos com o projeto e ainda mais com a parceria da Disney, trazendo a proposta “Inspire-se”. Essa é a Disney e sua magia sem fim. Além de colaborar com esta magia incrível, vão incluir personagens, filmes, o talento e equipe Disney e a divulgação nos seus principais canais. Afinal, o intuito da Disney é contar histórias de uma forma mágica, daquele jeitinho que tanto amamos. ♥

Ana Moser, ressalta que com a chegada da Disney ao projeto, eles vivem um momento de renascimento/ renovação e fortalecimento. 

Estiveram presentes diversos atletas de ponta de várias fases e modalidades do esporte brasileiro, como Rivelino, Lars Grael, Fofão, Robson Caetano, Diogo Silva, Patrícia Medrado, Hugo Hoyama e outros.

 •

Read 1974 times Last modified on Terça, 04 Abril 2017 20:56

Leave a comment