Written by Publicado 24.01.17 Categoria Eventos Read 455 times

Exposição Gaudí: Barcelona 1900

A convite da American Express fui conferir a exposição do Gaudí, no Instituto Tomie Ohtake.

Primeiro preciso falar do presente MUSO que a American Express me mandou. Um quadro que é a coisa mais fofa, com o nome do blog e inspirado na arte de Gaudí. Muito amor! ♥

Além disso, eles também, enviaram um voucher para visitar a exposição. E olha que legal, a Amex é parceira do Instituto Tomie Ohtake e oferece benefícios para os Associados American Express, entre eles estão: acesso a fila preferencial para visitar exposições e comprar ingressos. =D

Agora, sobre a exposição do Gaudí, vale a pena visitar! 

É uma viagem no tempo, com obras lindas e cheias de história. Gaudí: Barcelona 1900, conjuga uma rica seleção de pinturas, maquetes e mobiliários que buscam explicitar as mudanças e criatividade do arquiteto Antoni Gaudí e sua proveitosa relação com a cultura e a arte catalãs.

Já é a segunda vez que o ITA realiza a exposição do arquiteto, só que dessa vez traz uma nova seleção de obras que contextualizam sua produção em um momento de grandes mudanças.

A exposição tem curadoria de Raimon Ramis e Pepe Serra, fundamentais na coordenação da mostra e na seleção das peças apresentadas. Grande parte do acervo foi disponibilizado e emprestado pelo Museu Nacional d'Art de Catalunya, Museu del Temple Expiatori de la Sagrada Família e à Fundació Catalunya-La Pedrera. Reúne 46 maquetes, quatro delas em escalas monumentais, e 25 peças entre objetos e mobiliário criados pelo mestre catalão. Completam a mostra cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos que compunham a avançada cena de Barcelona nos anos 1900. 

Cadeira da sala da Casa Calvet (1898-1900) Madeira de Carvalho | Gaspar Homar - Lâmpada com motivos florais 1906

São peças ricas em detalhes e bom gosto. Sem contar, que apresentam conceitos arquitetônicos considerados modernos até hoje.

Uma das suas principais obras é a Sagrada Família, de 1914 até sua morte em 1926, Gaudí trabalhou e viveu única e exclusivamente na Sagrada Família, e para ela. A sua experimentação técnica e formal, sua capacidade de absorver e reelaborar as teorias estéticas e arquitetônicas, fizeram dele um arquiteto de densidade única, difícil de repetir.

"Originalidade é voltar à origem; de modo que original é aquele que, com novos meios, volta à simplicidade das primeiras soluções. Portanto, é original resolver a simplíssima basílica com a complexidade da estabilidade individual das abóbodas."

A exposição fica até o dia 5 de fevereiro e clientes Amex não pegam fila! ;)

Casa Batlló 

Serviço:

Onde? Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201

Horário? de terça a domingo das 11h às 20h | Até o dia 5 de fevereiro.

Ingressos? R$12,00 e R$6,00 (meia-entrada)

Last modified on Quinta, 26 Janeiro 2017 16:46

0 comment

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

Joomla SEF URLs by Artio