Sexta, 29 Janeiro 2016 00:00

Campus Party Brasil

Avalie este artigo
(0 votes)

Passei um dia na Campus Party Brasil e vou contar um pouco dessa experiência para vocês. Vem! ;)

Passei um dia na Campus Party Brasil e vou contar um pouco dessa experiência para vocês. Vem! ;)

A Campus Party é o maior evento de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo. São seis dias repletos de conteúdo, muitas ideias, networking e inovação. A Campus Party! Feel the Future faz você sair de lá com a cabeça fervendo de ideias e ainda nos convida a refletir e se inspirar para superar os desafios do amanhã. 

Na sua nona edição traz uma agenda repleta de palestras e conteúdo dos bons, como o universo futurístico, ciência, criatividade, entretenimento digital e empreendedorismo. Está bem bacana! :)

São mais de 7 mil campuseiros no camping, fora os visitantes e convidados. É um evento gigantesco. A maioria vem com propostas de inovação, melhorias e muitas ideias na cabeça. O evento traz uma quantidade razoável de programas para ajudar os iniciantes ou até os que estão em um estágio mais avançado. Tem a Startup 360 com conteúdos diferenciados para os participantes que queiram começar um negócio ou empresas em estágios mais avançados, que precisam repensar a forma de como lidam com o seu negócio.

Sem contar nos “casemods”, uma mais diferente do que outro. 

Agora a gente chora, lembrando daquela CPU sem graça que temos em casa. ='(

A minha primeira vez no evento não poderia ter sido melhor, recebi o convite da Ford (que está com a sua Garage Lab por lá) para participar de uma aula, só com mulheres, de Design Thinking voltado à inovação. ♥ Em parceria com o Instituto Echos (Escola conceituada em Design Thinking e Cultura Maker).

O tema da oficina foi “O que você é capaz de criar em 90 minutos”. Aprendemos como a Ford trabalha sob a ótica de inovação e do desenvolvimento compartilhado. A marca montou um laboratório experimental na Campus Party e convidou algumas mulheres para participar de uma sessão especial.

Experts em Design Thinking e Cultura Maker (já vou explicar mais sobre isso) vêm com a ideia de desafiar a nova geração de inovadores com a provocação "O que você é capaz de criar em 90 minutos?" A oficina é bem prática, aprendemos fazendo. O que faz com que os 90 minutos voe e passe mais rápido do que a gente espera.

Vou dar uma resumida de como foi a oficina, mas quem puder aproveite, no stand rolam sessões diárias, conduzidas pela Design Echos School, as inscrições podem ser feitas diariamente, das 10h às 22h.

Nesses 90 minutos aprendemos sobre Cultura Maker – Movimento que visa democratizar os meios de produção e fomentar a colaboração, dando acesso facilitado ao know-how técnico de produção – , Design Thinking – inovação centrada no ser humano e Inovação, que nada mais é que valor percebido. Você entra em contato com o processo de criação coletivo e ainda tem a sua disposição sensores, módulos eletrônicos e outros objetos para colocar a sua ideia em prática. 

Há 15 anos atrás não poderíamos imaginar que qualquer um poderia criar, gerir e compartilhar conteúdo e hoje em dia isso é bem natural. Espera-se que daqui a 10 anos isso aconteça para coisas, será possível criar, construir e consertar coisas com as próprias mãos. =O 

Vimos que pessoas diferentes trabalhando juntas, dá resultado. É interessante conhecer outro ponto de vista e outra maneira de pensar. Tratamos dos seguintes valores: Empatia | Colaboração | Experimentação. E fizemos o exercício de “como podemos repensar a mobilidade urbana aliando carro e tecnologia?”

Este é o momento que surgem as ideias mais malucas. É incrível como temos diferentes óticas sobre a mesma visão, mas a discussão é tão rica, que 90 minutos ainda foi pouco para o tanto que viajamos.

Segue algumas dicas dessa Ford Garage Lab RYCA em conteúdo: 

“Falhe rápido para ter sucesso mais cedo!”

Prototipagem nada mais é que tirar as ideias da cabeça e botar no mundo real.

“Se coloque no lugar do outro”

“Conheça extreme users, eles serão essenciais para a sua marca.” 

Rolou tanta coisa bacana, conteúdo construtivo e bate-papo enriquecedor que se eu for falar tudo, vai ficar um post gigantesco. Mas, espero ter passado um pouquinho dessa experiência tão incrível para vocês.

Mais algumas fotos desse evento e de algumas palestras que estavam rolando. ;) Confira a agenda AQUI.

 

O Outback, também, está presente no evento e que maravilha, viu! Rolou pão australiano, a famosa cebola, costelinha e muito amorrrrr! ♥ Arrasaram, #outbacknacampus!

Obrigada, Ford! ♥

Mimos da Ford, Drinkfinity e Impala. 

Serviço:

Campus Party Brasil 2016

Dias: Vai até domingo, dia 31/01

Horário: das 10h às 22h.

Local: Pavilhão do Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1209

 

Lido 1587 vezes Ultima modificação em Sexta, 29 Janeiro 2016 19:11

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações. Afinal, o 'Pouco' é tão relativo. {não acham?!}

Venha você também ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!