Publicado 08.06.17 Categoria Novidades Read 110 times

Festival Varilux de Cinema Francês chega em 55 cidades do Brasil

Aconteceu ontem no Teatro da Aliança Francesa (sp) a coletiva de imprensa e a abertura do Festival Varilux de Cinema Francês.

Parte do elenco e diretores vieram ao Brasil apresentar o Festival e falar um pouco de cada trabalho. Uma galera nova e mega talentosa! 

Mais de 55 cidades a partir de hoje vão receber o Festival Varilux. Além dos filmes, a programação conta também, com sessões educativas e democráticas, mostra de filmes em realidade virtual, laboratório de roteiro e mesa-redonda com o "amanhã" -  documentário visto por mais de um milhão de pessoas.

Os filmes abordam diversos gêneros, entre eles temos: comédias, romances, dramas e documentários. Esse ano o Festival traz 19 produções inéditas aos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico. Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção: o público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy e Cécile de France. Outro destaque é a última atuação da inesquecível Emmanuelle Riva, falecida em janeiro, em “Perdidos em Paris”.

Tivemos a honra de bater um papo divertido com parte da delegação, que apresentaram um pouco de seus trabalhos e a empolgação de levar o Festival para muitos lugares. Eles irão participar de vários debates no decorrer do Festival (fique de olho na programação). São Paulo e Rio de Janeiro vai receber diretores e atores das várias produções para debates em sessões gratuitas e pagas. As sessões educativas estão previstas com o filme “A Viagem de Fanny”, de Lola Doillon, e o documentário “Amanhã”, codirigido por Cyril Dion e pela atriz Mélanie Laurent. 

O Festival vai oferecer, também, atividades paralelas este ano, com a organização de mesas-redondas e sessões democráticas em várias cidades, em parceria com as Alianças Francesas do Brasil e ColaborAmerica, também, para refletir sobre temas ambientais abordados em "Amanhã". A primeira será dia 10 de junho, no Rio de Janeiro. Outras oito cidades terão exibição seguida de debate. Sucesso na França, o filme já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e premiado com o César de melhor documentário em 2016. Para realizar a obra, a dupla de diretores viajou por vários países para retratar pioneiros que reinventam agricultura, energia, economia, democracia e educação. Conheceram iniciativas positivas e concretas já funcionamento e que sinalizam o que pode se  tornar o mundo no futuro. Veja a programação completa AQUI

A delegação conta com nove artistas franceses: Dominique Abel e Fiona Gordon, diretores e atores de “Perdidos em Paris” (Paris Pieds Nus - 2017), que completam 40 anos de carreira neste ano; o rapper ("Disco de Ouro"em 2017) e ator Sadek, de “Tour de France” (2016); a diretora Noémie Saglio e a atriz  Camille Cottin, de “Tal mãe, tal filha” (Telle mère, telle fille - 2016); o diretor Olivier Peyon e os atores Ramzy Bedia e Maria Duplaa, de Um Filho Uruguaio (2017); o ator Damien Bonnard do filme “Na Vertical” . A delegação esteve presente, ontem, na abertura do Festival em São Paulo, e no Rio de Janeiro, hoje (08/06), assim como em sessões de seus filmes nas duas cidades. Veja a programação completa AQUI

SERVIÇO

Festival Varilux de Cinema Francês 2017

De 7 a 21 de junho em mais de 55 cidades brasileiras:

Aracaju(SE), Barretos(SP), Barueri(SP), Belém ( PA), Belo Horizonte (MG),Blumenau (SC), Buzios (RJ), Brasilia (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS),Caxambu(MG), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE),Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Mossoró (RN), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Rio Verde (GO),Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santos (SP), São Carlos (SP),São José do Rio Preto (SP), São Luiz (MA), São Paulo (SP), Theresina (PI), Vitória (ES), Volta Redonda (RJ).

Last modified on Quarta, 14 Junho 2017 01:11

0 comment

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

Joomla SEF URLs by Artio