Publicado 20.10.17 Categoria Novidades Read 137 times

Ford Apresenta Boné Alerta

No almoço em comemoração aos 60 anos da Fabricação de Caminhões no Brasil, foi apresentada essa incrível novidade - Boné Alerta.

Como vocês sabem, quem acompanha o instagram do Blog com certeza deve ter visto, que nas últimas semanas estive em um almoço SUPER especial da Ford - vulgo a foto com o muso "Marco Pigossi". O almoço foi para comemorar os 60 anos da Fabricação de Caminhões no Brasil, apresentar algumas novidades da Fenatran e "o tal" boné alerta. 

Nesse almoço já podemos conhecer, experimentar e testar essa nova tecnologia apresentada pela Ford. O boné alerta é um protótipo inédito, equipado com sensores capazes de interpretar os movimentos de cabeça do motorista e avisar por meio de sinais, como: vibratório, visual e sonoro, quando o mesmo estiver sonolento. Os visitantes da Fenatran puderam conhecer essa novidade e ainda conferir a inovação do Cargo Connect, um caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade. 

O lançamento do Cargo Connect está previsto para os próximos anos e aponta a tendência de uso de recursos tecnológicos, já conhecidos em automóveis, para as funções de veículos de carga. 

O Boné Alerta é uma criação da Ford Caminhões, que lança esse recurso inédito de segurança para o caminhoneiro com o intuito de evitar ao máximo os acidentes. Mas, seria incrível ver essa tecnologia para todos. O alerta é feito pela geração de três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro, orientando o motorista a fazer uma parada de descanso antes de seguir viagem. O primeiro passo na criação do acessório foi a realização de um estudo para identificar os movimentos do caminhoneiro relacionados à sua rotina normal de trabalho e os que indicam sono. Essa base de dados depois foi transferida para a unidade central de processamento boné, que funciona conectada a um acelerômetro e um giroscópio para identificar cada tipo de situação.

Como disse anteriormente, a novidade foi apresentada como parte da comemoração dos 60 anos de produção de caminhões Ford no Brasil, simbolizando o espírito de inovação da marca e o seu investimento constante em pesquisa focada na segurança do trânsito e dos milhares de profissionais que dirigem diariamente para movimentar a economia do País. 

A Ford é a primeira montadora a pensar em um ‘wearable’ (tecnologia de vestir) para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir na prevenção de acidentes. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso de trazer tecnologia embarcada não só nos veículos, mas também em acessórios capazes de facilitar a vida do motorista, e o foco na segurança como prioridade nos nossos investimentos em tecnologia”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

O Boné Alerta da Ford foi testado durante oito meses por um grupo selecionado de motoristas, por mais de 5.000 km em condições reais de rodagem. Ele também foi apresentado a especialistas da área de segurança de tráfego e estudos do sono, que reconheceram o seu potencial para auxiliar na prevenção de acidentes nas estradas. 

O protótipo se encontra em fase de testes, com vistas ao processo seguinte de patenteamento e certificação, e ainda não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo. Mas a Ford mostrou interesse em dividir essa tecnologia com parceiros e clientes para avançar no seu desenvolvimento e viabilizar a sua introdução no mercado.

Deus tomare, que essa tecnologia esteja presente o quanto antes, nos trânsitos malucos das cidades. ;) 

Agora, fiquem com essa foto: ♥

E essa:

Muso Marco Pigossi ♥

Last modified on Sexta, 20 Outubro 2017 14:13

0 comment

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

Joomla SEF URLs by Artio