São nesses dias (4 a 6 de setembro) que é dado aos homens a chance de arrepender-se de seus pecados e pedir perdão a Deus. No Rosh Hashaná é que os judeus purificam as suas almas e têm a chance de recomeçar com a consciência limpa e com a intenção de serem melhores no ano que se inicia.
Comemora-se a criação humana neste período. É considerado um tempo de limpeza e renovação, uma nova chance de receber o perdão e de recomeçar sem pecados. A importância do feriado se dá pelos seus dois dias de observância, sendo que a maioria dos feriados judeus é celebrada apenas por um dia.
O Rosh Hashaná é o dia do julgamento. A vida de um judeu depende dele tomar ou não a decisão de fazer correções durante esse período através do arrependimento (teshuvah), da oração (tfiloh), e da caridade (tzedakah). Tempo de reflexão sobre os erros cometidos, momento certo para decidir perante Deus não repeti-los no próximo ano. É também uma celebração do livre arbítrio do homem, que ao exercitar esta escolha que lhe foi dada por Deus, se faz merecedor da misericórdia Divina.
A crença é que durante a festividade, os nomes são inscritos no livro e no Yom Kipur -período entre o Rosh Hashaná, denominado de “os dez dias de arrependimento”- o livro é selado e neste período as pessoas têm a oportunidade de reparar seus pecados.
Costumes do Rosh Hashaná:
- Reza: são repetidas rezas especiais e músicas litúrgicas;
- Selichot: rezas especiais de penitência, pedindo perdão e expressando remorso e arrependimento;
- O toque do Shofar (chifre de carneiro): tem a intenção de simbolizar a soberania de Deus sobre o Mundo, despertar as pessoas para o arrependimento e anunciar o Dia do Julgamento.
- Maça e mel: na refeição da noite de Rosh Hashaná é comum comer uma maçã mergulhada no mel entre pratos doces, simbolizando um ano novo doce. (Segue abaixo algumas opções de sobremesa ou presentes para este dia) ;)
- Tashlich: é comum na tarde da festividade caminhar até um rio/lago ou qualquer outro local de água aberto e sacudir os bolsos, simbolizando arremessar seus pecados para dentro da água;
- Cumprimentos de Ano Novo: é comum enviar um "Shaná Tová ” ~bom ano novo~
- Refeições: um bom vinho, maçã mergulhada em mel e outros pratos doces. É comum comer romãs, como símbolo de um ano fértil e cabeça de um peixe, simbolizando o desejo de manter-se à frente.
Agora que já sabemos, um pouco, o significado deste Grande Feriado Judeu, segue algumas opções de doces ~de dar água na boca~ para se comer ou presentear neste Rosh Hashaná:
- Found It:
- Sucrier:
Shaná Tová! :)