Print this page
Workshop de Lettering com FabiLu e Balões
Segunda, 03 Setembro 2018 21:00

Workshop de Lettering com FabiLu e Balões

  • Bruna Martins

Um workshop diferente, criativo e super prático. FabiLu, veio de Salvador para ministrar o workshop de Lettering, em SP.

O Workshop de Lettering, aconteceu no espaço da loja Cenário Balões - Conceito, em Moema. E foi um dia dedicado ao aprendizado e networking

Como vocês sabem, eu sou a louca dos cursos, surge algo bacana e diferente eu já estou lá para participar e contar tudo pra vocês. E posso dizer, me surpreendi com esse workshop. Foi demais!

O curso de lettering foi direcionado para balões, mesmo porque estávamos na loja (desejo) da cenário balões (rsrs). Mas, o que foi ensinado pode ser aplicado em qualquer lugar!! ;)

Mas, do que fazer o workshop, o treino e prática precisam ser diários. A gente só chega a "perfeição" com muita força de vontade e praticando muito! Ninguém saí de um curso/workshop sabendo TUDO, afinal se já saísse assim não precisaria fazer, estaria ensinando. Ter uma noção ou uma paixão já ajuda. :) Uma frase bem bacana que a FabiLu apresentou foi: "A vida tem uma regra simples e generosa: você melhorará em tudo aquilo que praticar." ♥

FabiLu deu um workshop leve e prazeroso. Teve a parte teórica, mas acima de tudo teve a prática, ali na hora. Com dicas e ensinamentos de quem entende.

Vale lembrar que lettering qualquer um pode fazer, basta ter boa vontade e treinar MUITO! Por que eu digo isso? Porque lettering é diferente de caligrafia e eu vou explicar isso mais pra frente (mais uma lição que aprendi)!

Ela ressaltou que é essencial ter REFERÊNCIAS e criar o seu banco de dados, mas calma. A linha entre a referência e a cópia é uma linha muito tênue. TENHA CUIDADO! (isso vale para tudo né, principalmente para decorações) A gente se inspira bastante, mas é necessário criar uma assinatura para o seu projeto. Crie o seu estilo!!

FabiLu indicou alguns artistas que ela se inspira e são referência para criar a sua arte, e que ainda vale a pena seguir e conhecer o trabalho: @mariaviabone / @bruu_paschoarelli / @coisasboasacontecem / @byalinealbino / @stefankunz ---> Todos seguem a linha do lettering!

Aprendemos a diferença de Lettering, caligrafia e tipografia.

Tipografia:

  • tipos moveis (carimbo),
  • fontes (letra por letra)

Caligrafia:

  • escrever bonito (é necessário ter um "certo" dom),
  • material certo,
  • escrita pela escrita.
  • O brinde do blog, foi feito pela caligrafa master Valeria Fabiano ♥ Vale conhecer o seu trabalho! ;)

Lettering:

  • contexto,
  • o desenhar da letra,
  • forma do desenho,
  • a arte de desenhar as letras,
  • pode imitar a caligrafia (mas com treino, qualquer um pode conseguir, basta força de vontade e criatividade),
  • não se limita aos instrumentos,
  • pensa no todo.

O bacana desse curso é que começamos a perceber detalhes, que antes a gente nem prestava atenção. Você começa a ver o subir e descer da letra, a voltinha que ela faz e por aí vai. (Parece loucura, mas tem tudo haver quando você realmente começa a colocar em prática)

Aprendemos com serifa e sem serifa, caixa alta e baixa, altura das letras, sombra e muito mais

Mais dicas aqui

Conhecemos, também, a diferença de Brush Lettering, Faux Calligraphy e Bounce Lettering.

Brush Lettering 

Primeira lição

Faux Calligraphy

Até soltar a mão e pegar o jeito é complicado 

Bounce Lettering- nada mais é, do que o dançar da letra! ;)

Solta a mão e vai!

Uma dica que eu adorei e venho tentando fazer (já aviso que não é tão fácil, quanto se pensa). Meu novo mantra (rs): TUDO QUE SOBE AFINA, TUDO QUE DESCE ENGROSSA.

Depois de todo o ensinamento no papel, passamos para os balões. Pensa, se já estava difícil em um lugar, ficou ainda pior no outro! hahaha Usando a caneta certa (UniPosca) para os balões metalizados e de látex - essa você ainda consegue apagar com um paninho molhado e enquanto a caneta ainda estiver molhada. Já a UniPaint, usamos no Bubblle, e essa não pode ter erro. ;) {segura na mão de Deus e vai, eu fui e ficou assim:}

Canetas para os balões

E fica o ensinamento da FabiLu para desenvolver a NOSSA CRIATIVIDADE:

"...muitas vezes, o que o impede de levar uma vida criativa é o ensimesmamento (suas dúvidas a respeito de si mesmo, sua aversão a si mesmo, sua autocrítica, seu instinto esmagador de auto-proteção)." (Elizabeth Gilbert)

Um curso que vai além do que propôs, afinal, nada mais gostoso do que aprender uma coisa nova todo dia! ;)

Beijos, estou indo lá treinar os meus garranchos! rs 

Ahhh, assim que tiver outras turmas em SP, eu aviso vocês!

Read 3134 times Last modified on Segunda, 10 Setembro 2018 18:03

2 comments

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…