Written by Publicado 25.06.15 Categoria Mundo Geek Read 1401 times

Autores das Graphic Novels da MSP na CCXP 2015 Featured

Autores das graphic novels da Maurício de Sousa Produções confirmam presença na Comic Con deste ano.

Fãs da Turma da Mônica podem enlouquecer, todos os graphic novels estarão presentes no evento. Devido ao projeto Graphic MSP, selo responsável pelo lançamento de graphic novels criadas por artistas da nova geração de quadrinistas do país.

Os autores de títulos como Astronauta – Magnetar, Turma da Mônica – Laços e Chico Bento – Pavor Espaciar foram alguns dos mais procurados no Artists’ Alley da CCXP, no ano passado (Confira como foi AQUI). Com esse reconhecimento, a Mauricio de Sousa Produções e a Panini (editora dos álbuns) aproveitam a edição 2015, que acontece entre 3 e 6 de dezembro no São Paulo Expo, para levar todos os criadores do selo ao maior evento do gênero realizado na América Latina. Os autores estarão na CCXP nos quatro dias do evento.

“Por ser um dos maiores acontecimentos do ano para os quadrinhos brasileiros, a CCXP é o termômetro perfeito para constatar a receptividade do público quanto às obras e seus autores. Até o evento, novos títulos serão lançados, e estamos confiantes que serão muito bem recebidos pelos fãs”, ressalta Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções.

Saiba mais sobre cada um dos artistas:

Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, autores de Turma da Mônica – Laços e do lançamento Turma da Mônica – Lições    

Vitor criou diversas tiras e obras antes de ser convidado a participar do álbum MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas, em que recriou o personagem Chico Bento. Entre seus trabalhos destacam-se a tira Valente, publicada pelo jornal O Globo. Sua primeira publicação independente, Duo.tone, e a coletânea de tiras Valente para sempre, ambas de 2012, renderam ao autor o Troféu HQ Mix de 2012 na categoria Novo Talento (Roteirista). Turma da Mônica: Laços foi o primeiro trabalho em conjunto com sua irmã, Lu Cafaggi, e rendeu-lhes o prêmio de Melhor Roteirista no Troféu HQ Mix de 2014. A dupla lança agora a sequência, Turma da Mônica: Lições.

Danilo Beyruth, autor de Astronauta – Magnetar e Astronauta – Singularidade    

 

Danilo Beyruth iniciou a carreira fazendo ilustrações para publicidade. Escreveu e desenhou a HQ Bando de Dois, história de Tinhoso e Caveira de Boi, os últimos sobreviventes de um grupo de 20 cangaceiros, publicada pela editora Zarabatana. Com forte influência do western spaghetti, o álbum foi bem recebido pela crítica, valendo ao autor um Prêmio Angelo Agostini (melhor lançamento) e o Troféu HQ Mix em três categorias (Melhor Desenhista Nacional, Melhor Roteirista Nacional e Melhor Edição Especial Nacional). As cores foram assinadas pela gaúcha Cris Peter.

Gustavo Duarte, autor de Chico Bento – Pavor Espaciar

O paulista de Gustavo Duarte ganhou o Troféu HQ Mix de desenhista revelação em 2010, foi eleito o melhor cartunista brasileiro pelo Prêmio Angelo Agostini de 2011 e melhor caricaturista nacional pelo Troféu HQ Mix do mesmo ano. Em 2014, a editora Dark Horse Comics publicou nos Estados Unidos a coletânea Monsters and other stories, incluindo as histórias Có!, Monstros! e Birds, todas de sua autoria.

Shiko, autor de Piteco – Ingá

Nascido e criado no sertão, Shiko é ilustrador, grafiteiro, diretor de curta-metragem e autor de quadrinhos, com trabalhos expostos em Portugal, Itália, Holanda, França e Brasil. Como quadrinista, recebeu o prêmio Angelo Agostini de Melhor Desenhista e dois Troféus HQ Mix, de Melhor Desenhista e Melhor Álbum de Terror-Aventura-Ficção. Em 2014 lançou o quadrinho erótico Talvez Seja Mentira e em 2015 foi a vez de Lavagem, uma história de terror passada nos mangues paraibanos.

Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho, autores de Bidu – Caminhos

Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho cocriaram o site Quadrinhos Rasos, que publica webcomics a partir de letras de música. Em 2012, Eduardo e Luis ganharam o 24º Troféu HQ Mix na categoria Homenagem Especial pela graphic novel Achados e Perdidos, feita em parceria com Bruno Ito (responsável pelas músicas do CD que acompanha o livro).

Paulo Crumbim e Cristina Eiko, autores de Penadinho – Vida

Cristina e Paulo são paulistas e publicam desde novembro de 2010 o site de webcomics Quadrinhos A2, que já teve duas edições impressas com compilações de suas HQs autobiográficas. Em 2013, o livro Quadrinhos A2 – Segunda Temporada ganhou o 25º Troféu HQ Mix na categoria "melhor publicação independente de autor". Paulo também é autor de Gnut, com previsão também para este ano.

Sobre o selo Graphic MSP

Graphic MSP é uma linha de publicações que derivou do projeto MSP 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, que começou em 2009 para comemorar o cinquentenário de carreira do criador da Turma da Mônica, e rendeu dois outros álbuns em sequência: MSP + 50 – Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas (2010) e MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa Por 50 Novos Artistas (2011).

Os autores que lançam títulos pela Graphic MSP ainda no segundo semestre também são presenças confirmadas na CCXP 2015. São eles Rogério Coelho (vencedor do Prêmio Jabuti na categoria didático/paradidático, responsável pela a história Pelo seus olhos, do Horácio, no álbum MSP Novos 50, e pela graphic novel inédita do Louco) e o trio de quadrinistas Roger Cruz, Davi Calil e Artur Fujita (que adaptam a Turma da Mata). À época da Comic Con Experience 2015, dez títulos terão sido lançados pelo selo.

"Teremos o prazer de receber todos criadores do selo Graphic MSP. Além de extremamente talentosos e representarem a nata da produção independente de HQs no Brasil, eles participaram de um dos projetos mais inovadores e vitoriosos dos quadrinhos no país, revitalizando os personagens criados por Mauricio de Sousa, que comemora 80 anos em 2015", finaliza Ivan Costa, sócio da CCXP.

A CCXP – Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô. Confira os nomes já anunciados AQUI e AQUI

Last modified on Domingo, 24 Janeiro 2016 13:51

0 comment

Leave a comment

Make sure you enter the (*) required information where indicated. HTML code is not allowed.

Joomla SEF URLs by Artio