O musical de sucesso em 2016, retorna aos palcos, dessa vez no Teatro Santander, e surpreende com estrutura e mais de 40 mil ingressos vendidos.
Conferimos o ensaio aberto e a coletiva de imprensa com parte do elenco e direção e podemos afirmar: É UM MUSICAL E TANTO! ♥
Myra Ruiz e Fabi Bang estão de volta em nova superprodução do maior fenômeno da Broadway. Elenco, compostos por 35 artistas, ainda conta com Tiago Barbosa, Marcelo Médici, Diva Menner, Cleto Baccic, Nayara Venancio e Dante Paccola.
WICKED, o maior sucesso da Broadway escrito no século 21, é a história não contada das bruxas de Oz, em referência ao clássico filme de 1939. Muito antes de Dorothy ser levada por um tornado ao mundo esmeralda, Elphaba e Glinda vivem uma das melhores histórias do teatro musical.
Após um encontro com o Mágico de Oz, elas se veem obrigadas a tomar uma decisão. Enquanto Glinda está determinada a se manter popular, Elphaba não quer trair seus valores morais. Inevitavelmente, suas vidas tomaram rumos muito diferentes. Uma nascida com pele verde esmeralda, esperta, impetuosa e incompreendida e a outra bonita, ambiciosa e muito popular.
"Popular", confere os vídeos AQUI
Apresentado por Ministério da Cultura e Comgás, Wicked conta a história dessa extraordinária odisseia e a amizade improvável de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte. O musical aborda questões ligadas à injustiça e ao preconceito; é cômico e emocionante ao expor que há sempre pelo menos dois pontos de vista para uma mesma história.
Declarado o “melhor musical da década” pela Entertainment Weekly e “um fenômeno cultural” pela Variety, Wicked é baseado no romance de Gregory Maguire, com música e letras de Stephen Schwartz e roteiro de Winnie Holzman. O espetáculo esteve em cartaz no Brasil, no Teatro Renault (SP), em 2016 e foi assistido por mais de 340 mil pessoas. A Universal Pictures está produzindo dois filmes musicais que levarão a história de Elphaba e Glinda às telonas, com estreias previstas para 2024 e 2025.
A produção do Instituto Artium de Cultura, em parceria com o Atelier de Cultura, será também protagonizada por Myra Ruiz, como Elphaba, e por Fabi Bang, como Glinda. Myra estrelou, em 2022, o grande sucesso "Evita", vivendo a personagem título. Fabi Bang protagonizou "Cinderella" e "A Pequena Sereia".
Para o espetáculo, o Atelier de Cultura selecionou um elenco plural que representa o talento e a diversidade de artistas brasileiros do teatro musical. Alguns dos destaques são Tiago Barbosa ("O Rei Leão" e "Clube da Esquina - Os Sonhos Não Envelhecem") interpretando o príncipe Fiyero; Diva Menner ("Barnum - O Rei do Show" e "Elas Brilham") como Madame Morrible; o ator Marcelo Médici, um dos maiores ícones do humor brasileiro, que dará vida ao Mágico de Oz; e Cleto Baccic, ator de extensa e premiada carreira, protagonista em espetáculos como "O Homem de La Mancha", "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Evita", além de ser o fundador do Atelier de Cultura. Em Wicked, o ator interpreta Dr. Dillamond.
"Só Dançar"
O elenco conta ainda com outros artistas de renome, como Dante Paccola e Nayara Venancio - que acaba de ser reconhecida como destaque em Artes Cênicas pela lista Forbes Under 30 -, e que interpretam respectivamente Boq e Nessarose. Ao todo, o elenco é composto por 35 artistas e a orquestra por 18 músicos. Todos sob a regência da maestrina Vânia Pajares. Wicked tem estreou em 09 de março de 2023, no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi.
A direção geral é de John Stefaniuk, diretor associado de "The Lion King" em vários países do mundo, e da temporada brasileira em 2013-2014. Stefaniuk também dirigiu as produções brasileiras de "Billy Elliot" (2019), "Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate" (2021) e "Evita Open Air" (2022).
Stefaniuk comenta que pensou, junto ao time criativo e aos produtores responsáveis pelo musical, aspectos de figurino e cenário que remetessem à momentos cruciais para a obra. "Quero que a montagem passe um ar fantástico e lindo. O livro original do Mágico de Oz tem quase 130 anos de idade e queremos honrar este período. Também iremos homenagear a época em que o filme foi lançado, que é a década de 1930", conta Stefaniuk.
"Por meio de elementos cênicos e visuais, você verá personagens na Terra dos Munchkins com cenários irreais que remetem à época em que o livro foi escrito. Também verá personagens passando a sensação de estarem em festas intermináveis como no Studio 54 dos anos 1970, em Nova York; e personagens na Cidade das Esmeraldas como se estivessem chegando à década de 30", completa o diretor.
A nova montagem preserva a versão de texto e letras de músicas para a língua portuguesa de Mariana Elisabetsky e Victor Mühlethaler que estão vivas e presentes na memória afetiva do público de Wicked no Brasil, com as icônicas canções "Desafiando a Gravidade", "Ódio", "O Mágico e Eu", entre outros sucessos.
“Entregaremos uma grande produção, pois é o que o título nos obriga a fazer. Stephen Schwartz está supervisionando nossa produção de Nova York e fará visitas a São Paulo. Além disso, o 'buzz' gerado pela expectativa dos filmes, que terão Ariana Grande e Cynthia Erivo no elenco, está enorme.”, declara Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura e um dos produtores do espetáculo.
CURIOSIDADES:
- O cenário da nova produção pesa 38 toneladas.
- Ao todo são 35 diferentes cenários completos.
- Foram usados mais de 21.000 pregos e parafusos para a confecção do cenário.
- Para a confecção de todas as peças do figurino foram utilizados mais de 4000 metros de tecido, sendo que 970 metros foram trazidos de Londres. Além disso, foram utilizados 3.234 botões e 91kg de miçangas e bijuterias.
- São mais de 200 padronagens diferentes de tecidos.
- Ao todo, 37 costureiras e alfaiates dedicaram-se à confecção dos figurinos no Brasil.
- O espetáculo conta com mais de 2 quilômetros de fitas de LED e 1.200 pontos de luzes automatizadas instaladas no cenário.
- São usados mais de 500 moving lights e spots fixos de iluminação.
- Serão usados 4 sistemas independentes de voo, importados de Las Vegas da empresa com mais experiência neste tipo de efeito especial.
- São mais de 15 diferentes efeitos de ilusionismo, desenvolvidos em Nova Iorque.
- Ao todo são usados 793 painéis de LED embutidos no cenário, além de projetores de laser de última geração.
- A produção traz ao Brasil mais de 30 profissionais internacionais para a produção do espetáculo supervisionado pelo compositor Stephen Schwartz.
- Já foram vendidos mais de 40 mil ingressos.
- Para a pintura da Elphaba são necessário mais de 15 kg de maquiagem verde ao longo da temporada.
crédito: João Caldas
- O sistema de som é composto por mais de 150 caixas de som.
- Somente a percussão do espetáculo conta com mais de 50 instrumentos musicais. Um destes instrumentos foi criado com exclusividade para o espetáculo.
- A negociação de direitos do espetáculo para esta temporada durou 5 anos.
- O espetáculo é composto por 38 cenas.
- O espetáculo gera 277 empregos diretos e outros 1.662 empregos indiretos.
- O espetáculo distribuirá 30.163 ingressos gratuitos para população de baixa renda e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
SERVIÇO
TEMPORADA VAI ATÉ 25 DE JUNHO DE 2023 - NO TEATRO SANTANDER
Sessões: Quinta-feira às 19h30 | Sexta-feira às 19h30
Sábado às 15h00 e 19h30 | Domingo às 15h00 e 19h30
Local: Teatro Santander - Endereço: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Classificação etária: Livre. Menores de 12 anos acompanhados de responsável.
Capacidade: 1.080 pessoas
Duração: 150 minutos e 15 minutos de intervalo
Ingressos: de R$ 50 a R$ 400
◊