Quinta, 27 Abril 2023 17:18

DICA | Programas Gratuitos para Aproveitar em São Paulo

Uma listinha com algumas atrações gratuitas em São Paulo. Tem para todos os gostos e público.

Já pega o celular e anota na agenda o que você não pode deixar de conferir na capital. =)

 EXPOSIÇÃO IMERSIVA IM.FUSION NO WEST PLAZA

Ainda dá tempo de conferir a mostra imersiva e gratuita Im.fusion, que fica em São Paulo até 9 de maio, no West Plaza. Quem estiver na capital paulista durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho – 1 de maio, poderá conferir e vivenciar uma experiência lúdica em meio a cores, elementos naturais que remetam ao Universo e à natureza.

Em uma sala escura, diante de projeções repletas de efeitos especiais, sonoros e gráficos, bem como painéis espelhados, câmeras e sensores que captam a movimentação, os visitantes se sentirão parte da exibição.

gratuito imfusion felizcompouco

A exposição imersiva Im.fusion fez sucesso em diversos lugares do Brasil por onde passou e vem impactando o visitante com o despertar para uma reflexão sobre a evolução humana no Universo.

A experiência na mostra tem duração de 13 minutos e a sessão tem capacidade limitada de 8 pessoas. Apesar de gratuita, a atração necessita de reserva para a visitação, que pode ser feita através do site Sympla. Menores de 14 anos podem participar acompanhados de um adulto responsável.

A exposição Im.fusion está no Piso 3 do Bloco A do shopping West Plaza, aberta de segunda a sábado das 11h às 21h e domingo das 14h às 19h. 

26ª EDIÇÃO DO CULTURA INGLESA FESTIVAL (CIF)

O 26º Cultura Inglesa Festival (CIF) e o QUEREMOS! Festival se uniram novamente para levar shows ao público em geral, com foco nas comunidades mais vulneráveis. A iniciativa busca democratizar o acesso a shows de grande porte por meio da distribuição gratuita de ingressos.

O Cultura Inglesa Festival é o maior evento inspirado em cultura britânica e na língua inglesa da América Latina e, há 26 anos, oferece oportunidades gratuitas e democráticas de fruição artística e educação. O Festival é organizado pela Associação Cultura Inglesa de São Paulo, que também realiza um programa de concessão de bolsas de estudos em todo o país. 

O Cultura Inglesa Festival ocorrerá de 18 de maio a 18 de junho de 2023, com uma série de eventos presenciais e virtuais por meio desta plataforma

Neste ano, o CIF conta com uma programação versátil, variada e multidisciplinar, expressa nas mais diversas linguagens artísticas. Seguindo sua tradição, o festival vai propor um intercâmbio com a cultura britânica, a língua inglesa e a produção artística brasileira atual, por meio de shows, exibição de filmes, espetáculos de dança, teatro e poesia, além de oficinas, permeados por debates e diálogos sobre temas da atualidade.

A programação inclui atrações presenciais, híbridas e outras totalmente digitais. Algumas apresentações realizadas no formato presencial serão posteriormente integradas ao acervo on demand da plataforma oficial do 26º CIF, que permanecerá ativa até o final do evento.

Confira abaixo algumas das atrações deste 26º Cultura Inglesa Festival:

  • 18/05 a 28/05, entre 16h e 20h – “Mostra Cinema Novo Britânico”: Mostra de 12 filmes, a serem exibidos na Cinemateca Brasileira, de cineastas britânicos revolucionários das décadas de 50 e 60 que misturaram neorrealismo, linguagem experimental e personagens anti-heróis. Dentre os longas, estão “Almas em Leilão” (“Room at the Top”), de Jack Clayton; “Se…” (“If…”); “O Mundo Fabuloso de Billy Liar” (“Billy Liar”), de Lindsay Anderson; e “A Mulher que Pecou” (“The L-Shaped Room”), de Bryan Forbes. Os ingressos para os filmes serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão. A mostra ainda será acompanhada de um minicurso sobre o “Cinema Novo Britânico” (“British New Wave”), dividido em quatro aulas ministradas por Cecília Mello Antakly, professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Universidade de São Paulo (USP). Ainda será emitido um certificado para quem comparecer em ao menos três aulas. As inscrições para o minicurso devem ser feitas aqui.
  • 20 e 27/05 e 03 e 17/06, das 14h às 17h – “CIF Day” – Atrações do Cultura Inglesa Festival abertas ao público em diferentes unidades da Cultura Inglesa na capital e na Grande São Paulo, incluindo oficina de moda com o estilista e pesquisador da área Uriel Orttiz, para a customização de camisetas com inspiração na artista britânica Vivienne Westwood; palestra interativa com o roteirista, diretor de teatro e autor do perfil @seriedasemana no Instagram, Rodrigo Haddad, sobre séries adolescentes emblemáticas dos últimos 30 anos; e uma aula-show com a cantora, escritora e professora de inglês Blubell, que vai compartilhar com o público seu processo criativo como compositora, além de cantar canções em inglês. O CIF Day ocorrerá nas unidades da CI em Santo Amaro, no dia 20/05; Guarulhos, no dia 27/05; Santo André, no dia 03/06; e Vila Mariana, no dia 17/06.
  • 20 e 21, 27 e 28/05, às 14h – “CINE CIF”: Mostra de cinema realizada em parceria com a Cinemateca Brasil para a exibição de quatro filmes selecionados pelo público em enquete realizada em redes sociais. A seleção traz filmes para toda a família, incluindo blockbusters e clássicos amados do grande público.
  • 20 e 21/06, às 17h – “Othelito”: Peça de teatro montada pela Cia. Vagalum Tum Tum, a ser exibida no Teatro Cultura Inglesa Pinheiros, que usa o humor da commedia dell’arte italiana e o olhar do palhaço para criar uma versão infantil de livre inspiração para a aclamada obra “Otelo”, do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare. A peça é ganhadora do Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte 2007 e FEMSA 2007 de Melhor Texto Adaptado, além do Prêmio de Melhor Espetáculo Infantil do 11º Cultura Inglesa Festival. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo.
  • 02/06, às 21h – “Paula Lima com participação de Liniker”: Com duas décadas de carreira e o status de uma das cantoras mais importantes do Brasil, além de ser ex-aluna da Cultura Inglesa, Paula Lima estreia show gratuito com um tom autobiográfico no Centro Cultural São Paulo no momento em que prepara um álbum de inéditas, com composições de Emicida e Zélia Duncan. A performance ao vivo de seu repertório, que traz canções da MPB e algumas de suas músicas próprias, todas cantadas em inglês e com referências à black music, conta com participação especial da cantora e compositora Liniker, vencedora da categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy Latino 2022. O conteúdo ficará disponível on demand na plataforma do festival de 03 a 18 de junho.
  • 02/06, das 12h às 15h – “Aula Aberta de DanceAbility” – Aula gratuita no foyer do Centro Cultural São Paulo ministrada por Neca Zarvos e Priscila Jorge, do Núcleo Dança Aberta, baseada no método de dança DanceAbility, que propõe o estudo da improvisação na exploração do próprio corpo em movimento e a comunicação com outros corpos como forma de expressão e de troca artística. O DanceAbility é recomendado tanto para dançarinos experientes quanto iniciantes, convidando os participantes a improvisar os passos e descobrir novos modos de se mover e de se perceber no espaço. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 29 de por este link, serão validadas e comunicadas por e-mail e/ou telefone entre os três dias que antecedem a aula.
  • 03 e 04/06, às 14h e 16h – “3º Slam do CIF”: O 26º CIF realizará o 3º campeonato de Slam da Cultura Inglesa, com coordenação da atriz e slammer Roberta Estrela D'Alva. O Slam é uma competição de poesia falada sobre temas sociais atuais que desfruta de prestígio nos países anglófonos e atrai pessoas no mundo inteiro, sobretudo o público jovem. A disputa, que será realizada na plataforma do evento, é dividida em duas categorias - Slam CI Inglês e Slam CI Português -, e terá um júri designado pela Cultura Inglesa para avaliar a performance dos participantes que se inscreveram na competição e definir os vencedores. Serão duas sessões de eliminatórias, mais duas sessões de finais, realizados em dois dias consecutivos.
  • 09/06, às 21h – “Vivienne”: A atriz e apresentadora Monica Iozzi se une à historiadora, modelo e influencer de moda La Robertita para homenagear e celebrar o legado da icônica estilista britânica Vivienne Westwood (1941-2022) no Centro Cultural São Paulo. Com dramaturgia da roteirista Vana Medeiros, a performance é construída a partir de uma seleção de entrevistas com Vivienne, em diferentes fases de sua carreira, e é encenada através de uma conversa fictícia entre uma jornalista de moda (La Robertita) e Vivienne (Monica Iozzi). O conteúdo ficará disponível on demand de 10 a 18 de junho na plataforma do festival.
  • 10/06, às 21h – “The Hot One Hundred Choreographers”: Projeto criado pelo coreógrafo Cristian Duarte e lançado no 15º Cultura Inglesa Festival, tendo sido posteriormente vencedor do Prêmio APCA de Criação em Dança e exibido em festivais e programações no Brasil e no exterior. Nele, o autor se inspira na obra do artista escocês Peter Davies para montar sua lista particular de cem artistas e, a partir daí, constrói um solo coreográfico onde a dança é permeada pelo trânsito de referências e memória do corpo. Sua apresentação única nesta edição do CIF ocorre no Centro Cultural São Paulo.
  • 14 a 15/06, às 20h – “Antígona, Interrompida”: Produção de sucesso do grupo Scottish Dance Theatre, “Antígona, Interrompida” tomará os palcos do Sesc Belenzinho Sala de Espetáculos neste CIF. A clássica tragédia de Antígona é revisitada e traduzida para os tempos de hoje pelo bailarino e diretor artístico Joan Clevillé. Usando como linguagens a dança e a performance, ele constrói um solo que reimagina a tragédia grega pelo corpo e pela voz da aclamada performer Solène Weinachter. Os ingressos podem ser comprados pelo site do Sesc Belenzinho ou em qualquer unidade física do Sesc - os valores variam de R$ 10 a R$ 30. Além do espetáculo, o Scottish Dance Theatre vai oferecer uma oficina gratuita de acessibilidade integrada para espetáculos, em um ensaio aberto no dia 15/06, das 15h30 às 17h. 
  • 17/06, às 20h, e 18/06, às 16h - “Drama for Change” – Nesse projeto realizado em parceria com o Playwrights' Studio da Escócia, organização de fomento à dramaturgia escocesa, a dramaturga e roteirista Vana Medeiros (Brasil) e a escritora e performer Hazel Darwin-Clements (Escócia) desenvolveram textos de peças curtas sob o tema “Justiça Climática”, através de um processo colaborativo e de escuta com jovens estudantes da Cultura Inglesa. O 26º CIF traz a montagem dessas obras, realizada por alunos da Cultura Inglesa sob orientação de ensaiadores convidados, no Teatro Cultura Inglesa Pinheiros.

MIMO FESTIVAL

gratuito mimo felizcompouco

O Mimo Festival, um dos maiores eventos culturais gratuitos de música do país, completa 20 anos com uma edição especial. Com um mix de artistas brasileiros e internacionais, o festival que acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Itabira entre os dias 12 e 21 de maio recebendo nomes como Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes & Vitor Araújo, Lakecia Benjamin, Jupiter & Okwess e Don Letts. Além de shows, o MIMO contará com workshops, Fórum de Ideias, Mostra de Cinema e Chuva de Poesia. Tudo gratuito!

gratuito mimofestival felizcompouco

TEATRO: TEMPO, CADA UM TEM O SEU

Tempo, cada um tem o seu é um espetáculo que promove uma verdadeira mensagem de amor e respeito ao próximo, ensinando de forma divertida que cada um tem o seu tempo e respeitar é muito importante para harmonia do ambiente em que vivemos. Músicas e interação com o público do começo ao fim, são as chaves deste espetáculo animado, divertido e informativo, em que os pequenos acabam se tornando verdadeiros mensageiros dos bons hábitos.

gratuito teatrojsafra felizcompouco

Sinopse: Cansado de andar devagar, Jorge a tartaruga, sonhava em ser como os outros animais de Florestolândia, ágeis, pró-ativos e detentores de resultados a pronta-entrega. Mas como toda boa tartaruga, Jorge tinha o seu tempo! E o que é o tempo afinal? Toda criatura tem o seu e isso não quer dizer que todos não sejam importantes. Jorge era o engenheiro oficial da cidade, inteligente e criativo. Pensando ser um desperdiçador de tempo, Jorge resolveu inventar uma máquina que pudesse auxiliá-lo a ser mais veloz, o que ele não esperava era que sua invenção fosse causar tantos problemas a todos de Florestolândia!

Serviço: #PROJETOTEATROPARATODOS

Dia 30 de abril , em dois horários: 11h30 e 16h

Gênero: infantil

Duração: 40 min

Classificação: livre

Entrada Franca

Teatro J. Safra - Endereço: Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda - São Paulo – SP

MÚSICA: BANDA BALA DESEJO

O Shopping Vila Olímpia traz de volta o projeto “Grandes Encontros”, em parceria com a rádio Alpha FM, no próximo dia 30 de abril, a partir das 12h30. Para essa reestreia, a atração escolhida foi a banda Bala Desejo. O quarteto, vencedor do Grammy Latino 2022, apresenta músicas do seu primeiro álbum 'Sim Sim Sim’.

gratuito bandabala felizcompouco

O evento, que acontece no Terraço - no 3º Piso do Shopping - , é gratuito, mas com ingressos limitados. A distribuição dos ingressos é feita através de cupom no aplicativo MULTI, limitado a 1 por CPF. O cupom garante a entrada de até 2 pessoas. Confira todas as regras no app.

O "Grandes Encontros" nasceu com o objetivo de levar aos palcos apresentações musicais de alto nível e qualidade dentro dos shoppings Vila Olímpia e Anália Franco e com a rádio Alpha FM. O primeiro show aconteceu em maio de 2003 no Shopping Anália Franco e em 2014, foi a vez do Shopping Vila Olímpia aderir ao projeto. Ao longo dos anos, o projeto recebeu 148 artistas diferentes e um público de mais de 350 mil pessoas.

Serviço: “Grandes Encontros Shopping Vila Olímpia”

Data: 30 de abril - domingo

Horário: 12h30

Retirada antecipada de ingressos pelo aplicativo MULTI (limitado a 2 ingressos por CPF). Colabore doando 1Kg de alimento não perecível.

Abertura do Terraço para entrada com ingresso: 11h30 - Horário limite para entrada com ingresso: 12h30. Após esse horário, os lugares vagos serão disponibilizados por ordem de chegada || Não será aceito print do ingresso, é necessário que um promotor realize a validação no aplicativo. || Não há restrição de idade para entrada no show, mas crianças maiores de 5 anos já deverão contar com um ingresso. Abaixo dessa idade, apenas no colo de uma pessoa portadora de ingresso.

SEMANA ABC

gratuito semanaabc felizcompouco

Arte: Kiko Farkas / Máquina Estúdio

A Associação Brasileira de Cinematografia e a Cinemateca Brasileira realizarão durante os dias 10 e 12 de maio a Semana ABC 2023. O evento, gratuito e aberto ao público, traz na sua programação diversas mesas de debates, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som e direção de arte, além de outras atividades, como a Exposição de Equipamentos e Serviços.

A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e novas tecnologias, e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

Este ano, entre os destaques da programação, estão as mesas sobre as parcerias criativas entre diretores(as) de fotografia e gaffers e diretores(as) de fotografia e coloristas, a masterclass da figurinista Marília Carneiro, ABC e os debates sobre produção virtual e filme de arquivo. Além disso, o evento contará com a exibição dos documentários “Chango, la luz descubre” e “Living the Light”, sobre os diretores de fotografia Félix Monti, ADF e Robbie Muller, respectivamente, com um debate com as diretoras Paola Rizzi, ADF e Claire Pijman.

A programação na íntegra está disponível no site da ABC e para participar será preciso realizar o credenciamento prévio: AQUI.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ENCONTRO COM LUCI COLLIN

Em 4/5, na Biblioteca de São Paulo, das 14h às 16h, o Ateliê de Criação Literária convida escritores iniciantes, estudantes e amantes da literatura para uma aula aberta com a escritora Luci Collin. A atividade aborda o percurso literário e a realização dos livros da escritora, com destaque para estratégias criativas e técnica autoral. Mediação de Olyveira Daemon. A partir de 18 anos. Não é necessário inscrição.

gratuito lucollin felizcompouco

Luci Collin - Foto: Gilberto Camargo

TEATRO SÉRGIO CARDOSO - SHOW "DECANTAR”

Vivy Hirama faz o primeiro show do projeto “Decantar em São Paulo”, sala Paschoal Carlos Magno, no Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São, em 1/5, às 19h. O projeto traz músicas consagradas de Tom Jobim, Milton Nascimento e Chico Buarque com um arranjo inspirado no Jazz. Para a apresentação, a intérprete convidou as musicistas Júlia Toledo (arranjadora e pianista), Ingrid Cavalcante (contrabaixista acústica) e Bruna Cassou (baterista). A entrada é franca. Retirar ingressos na bilheteria, 1h antes do show.

gratuito decantar felizcompouco

Gratuito, retirar os ingressos 1h antes, Teatro Sérgio Cardoso

SHOW: DANIEL 40 ANOS CELEBRA JOÃO PAULO & DANIEL

A estreia da tour não poderia ser mais especial: no dia 3 de maio, aniversário de 184 anos de Brotas, cidade onde tudo começou, com entrada gratuita. O show passará por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. O projeto deve rodar o Brasil ao longo de 2023.

gratuito daniel felizcompouco

FESTIVAL SORRISOS NOS CEUS ESPALHA CULTURA E ARTE POR 15 ENDEREÇOS DE SÃO PAULO!

Com o intuito de levar atividades culturais e apresentações artísticas para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, o projeto Festival Sorrisos Nos CEUs apresenta diversas atrações teatrais gratuitamente para a população.

gratuito sorrisonosceus felizcompouco

A iniciativa visa proporcionar uma experiência leve, divertida e agregadora, além de incentivar o consumo regular de cultura em todas as suas manifestações e linguagens. É um complemento ao conteúdo acadêmico e um estímulo à reflexão através das artes cênicas.

Os eventos acontecerão aos sábados, em 15 diferentes bairros da cidade de São Paulo, selecionados dentre aqueles com os menores índices de desenvolvimento humano educacional (IDH-E).

Ocupando os diferentes equipamentos integrados aos CEUs (Centros Educacionais Unificados), a programação é diversa e conta com recursos completos de acessibilidade física e comunicacional para garantir a participação de todos.

Festival Sorrisos Nos CEUs é uma iniciativa voltada aos estudantes, suas famílias e comunidades, buscando impactar mais de 42 mil visitantes em 2023.

O projeto é apresentado por Colgate-Palmolive. “Sorrisos Nos CEUs” é uma iniciativa gratuita, aberta às famílias da rede pública de ensino e suas comunidades, impactando positivamente a vida de mais de 25 mil pessoas em 2022.

Serviço:

Período: até 27/05/2023

Horário das atividades: 10h às 16h

Classificação Etária: Livre

PARQUE CHÁCARA JOCKEY CELEBRA 7 ANOS COM MAIS DE 30 APRESENTAÇÕES

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebra, neste domingo, o aniversário de sete anos do novo pólo cultural da cidade, o Parque Chácara do Jockey. O evento será a partir das 9h, no próprio parque que fica localizado no bairro do Butantã, zona oeste da cidade, e conta com mais de 100 artistas do território e cerca de 30 apresentações. 

Entre os destaques, estão a Cia. Teatro Salada Vinte, que apresenta dois espetáculos teatrais infantis, Boi Bumbá e Folia Brasileira. No palco principal, uma das atrações é a banda Negão Again, que mostra a vivencia e retrata gêneros musicais essenciais da cultura afro-originária.

Confira a programação completa:

Dia 30 de abril de 2023

9:00 - Beleleu Cia. de Artes e Fernanda Araújo -- Improviso e Contação de Histórias (Alimentando a Imaginação...Degustando o Saber) na EMIA

9:00 - Vivência de Yoga e Mantras com Marah Moreira no Redondel

9:00 - Oficina de Máscaras Vegetais com Pablito Diaz na Praça da Balança

10:00 - Cia. Teatro Salada Vinte (espetáculo teatral infantil: Boi Bumbá, uma Folia Brasileira) na EMIA

10:00 - Vivência de Dança Circular com Fifi Pereira no Redondel

11:00 - Coco da Batata (Cultura Popular) - Próximo ao palco principal

11:30 - Coletivo Jaquerap (batalha de rimas) - na pista de Skate

12:00 - Sarau com Clovis Ribeiro Band, Convidados e Microfone Aberto (Diego Parma, Renato Batista, Paulo Almeida e Hugo Paz) - na Praça da Balança

14:00 - Shows musicais no palco principal (área entre-baias):

Ideologia Fatal
Banda Negão Again
Marta Corrêa
Coletivo Oeste Rap
Ambulantes
Calango Brabo
Bloco Kazunji (Bloco Afro)

Outras atividades:

- Grafitagem com grupo ARC - Alto Risco Crew, no muro externo, durante o dia

- Intervenções visuais nas baias durante o dia inteiro, com as artistas: Liu Oliveira, Andrea Tolaini, Pri Montania, Bel Tell, Alto Contraste - Lou Dedubiani, Lygia Lee, Dhario, Giulia Ododua, Ogbá, Carol Itzá, Thaís Gil

- Na segunda fileira de baías da terão intervenções artísticas e performances: Histórias ao pé do Baobá, Coletivo dodecafônico, ÚTEROS-UDUS, EQUIdades, Aranha, Arte Digital, Águas Negras, Partículas e Luiza Meyer.

Além da programação artística, o evento contará com atividades esportivas no campo central e na pista de skate.

EXPOSIÇÃO “POESIA EM CORES”

Para quem deseja aproveitar o feriado para curtir passeios culturais, a data é perfeita para privilegiar a mostra “Poesia em Cores”, que se encerra, justamente, no dia 01/05, às 22h, no Morumbi Town Shopping, localizado na Zona Sul de São Paulo. Mesclando poesia e arte de forma única, a mostra individual, realizada pela UP Time Art Gallery, convida o espectador para um verdadeiro espetáculo pictórico com imagens delicadas da artista Lupegoraro. Gratuita e aberta ao público, a exposição traz a percepção da artista como eixo central, que encontra as raízes de seus sentimentos sobre o mundo na poesia das cores, enquanto sua paleta faz a tela pulsar.

Read 309 times Last modified on Terça, 23 Mai 2023 21:14

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações, mas tudo com muita qualidade e bom gosto. Transformando assim o "Pouco" em algo bem relativo. {não acham?!}

Venha você, também, ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…