Sexta, 04 Março 2022 16:46

KOBRA FINALIZA OBRA AO VIVO NO PALCO DO THEATRO MUNICIPAL

Vai ter música e arte juntos sim! :) Kobra vai finalizar quadros, enquanto a orquestra toca. Vem saber os detalhes.

Hoje já acontece o ensaio geral do espetáculo, já no fim de semana vamos conferir duas sessões especiais, com Eduardo Kobra e regida pelo maestro Roberto Minczuk.

No sábado, 5 de março (aniversário de Heitor Villa-Lobos e Dia Nacional da Música), a Orquestra apresenta, em dois horários, as Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos. Durante os concertos, Kobra finalizará três murais - dois ao lado e um ao fundo do palco. Ao final, como referência à guerra que ocorre na Ucrânia e ao desejo da paz, será tocado o Gran Finale da Nona Sinfonia de Beethoven. Simultaneamente, Kobra fará uma pintura sobre o tema.

KOBRA + MAESTRO

Crédito: Drone.Cyrillo

A Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, apresentará no Theatro Muncipal, em São Paulo, o concerto Villa Total, com a Integral das Bachianas Brasileiras. Os concertos acontecem às 16h e às 19h30 do sábado, 5 de março. (As apresentações também celebram o centenário da Semana da Arte Moderna.)

Nas duas apresentações, ao final das Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos, a orquestra tocará o Gran Finale da “Nona Sinfonia” de Beethoven (1770 a 1827) que, de acordo com o maestro, é “o maior símbolo musical da paz mundial”. Simultaneamente, Kobra fará uma pintura alusiva à paz.

Kobra destaca que é uma honra participar de um evento no palco da Semana da Arte Moderna de 22 e no ano do seu centenário. “Sempre busco inspiração em outras formas de arte, como a arquitetura, a poesia, o teatro, o cinema e a música. Até há pouco tempo eu não tinha muito interesse por música erudita, mas comecei a pesquisar mais quando pintei um mural sobre Arthur Rubinstein, em Lodz, na Polônia. Agora, ao receber o convite do maestro Minczuk tive a oportunidade de mergulhar na história do Villa-Lobos e aprender mais sobre ele e sua obra”, diz o muralista, que acrescenta: “o maestro teve uma atitude de vanguarda, no espírito da Semana de 22, ao convidar um artista de rua para um evento tão importante”.

Roberto Minczuk também conta sobre sua motivação ao convidar Kobra para o concerto, “A intenção foi dar continuidade aquilo que o Villa-Lobos sempre fez. Trazer a arte da rua para o palco! Ele trouxe o samba, o choro, a música indígena e inseriu tudo no universo das suas composições. No centenário da Semana da Arte Moderna, no dia do aniversário desse grande compositor brasileiro, buscamos trazer um dos maiores nomes da arte urbana do País e do mundo para o palco do Theatro Municipal, justamente onde esse movimento modernista se iniciou, há 100 anos”, diz.

orquestra felizcompouco

Crédito: Rafael Salvador

Sobre os painéis que serão finalizados no palco

Segundo Eduardo Kobra, os painéis laterais trazem dois grandes nomes da música: Villa-Lobos e o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), compositor predileto de Villa-Lobos, do qual incorporou muitos elementos, assim como muitos ritmos brasileiros, suas composições.

Nos murais situados nas laterais do palco do Theatro Municipal, as linhas de uma partitura musical se misturam e confundem com os cabelos dos compositores. “Acredito que conseguimos criar um efeito instigante, onde aparece que Bach, considerado um gênio do barroco musical, tinha uma partitura mais rebuscada e, digamos assim, organizada. Já Villa-Lobos, um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 22, ganhou uma representação de partitura mais caótica”, afirma o muralista paulistano.

No painel instalado atrás do palco, haverá uma releitura do Cristo Redentor, como maestro da orquestra. Ao fundo, as icônicas calçadas paulistanas. “O Cristo Redentor é um cartão postal do Rio de Janeiro, mas do Brasil também. E a Semana de Arte Moderna aconteceu há 100 anos, em São Paulo, no Theatro Municipal, com a participação importantíssima de Villa-Lobos, que é carioca”, explica o muralista.

Sobre o Concerto

Conferir o concerto no Theatro Municipal um ícone da cidade, já se torna algo especial, com uma orquestra incrível fica ainda mais bacana e para melhorar, acompanhar um artista do nível do Kobra, torna a experiência ainda mais especial.

kobra2 concerto felizcompouco

Realmente foi uma experiência! Conferimos do camarote do Theatro lotado, as Bachianas, com direito a Soprano e tudo. Casa lotada, para acompanhar quase 2 horas de música clássica e a cereja do bolo foi ver o Kobra pintar alguns detalhes de dois quadros.

concerto kobra felizcompouco

O Gran Finale arrepiou, a orquestra do Maestro Minczuk tocou a Nona Sinfonia de Beethoven, e neste momento entrou o coral de São Paulo, e ainda tinha o Kobra ali do lado fazendo alguns detalhes no seu quadro. QUE DEMAIS!

kobra1 concerto felizcompouco

Torcendo para acontecer mais desse concerto, para todo mundo conferir! =) Caso não tenha visto, postamos alguns momentos lá no instagram do blog.

SERVIÇO

Dia 5 de março: às 16h e 19h30

Ingressos de R$ 20,00 a R$ 80,00

Classificação livre

Duração Total 75 min e 95 min

Local: Theatro Municipal – Sala de Espetáculos

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n, República, São Paulo, SP - tel: 113225820

Read 170 times Last modified on Quarta, 16 Março 2022 20:58

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações, mas tudo com muita qualidade e bom gosto. Transformando assim o "Pouco" em algo bem relativo. {não acham?!}

Venha você, também, ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…