A SAMSUNG leva a sério o tema sustentabilidade e não fica só no papel não, conseguimos ver isso no dia a dia. Conforme apresentado na CES 2023, a marca mostrou que dá para juntar tecnologia com sustentabilidade, sim.
As inovações apresentadas abrem mais maneiras para que os consumidores economizem energia, cortem custos e reduzam seu impacto no meio ambiente.
E como seria isso na prática? Com serviços como o SmartThings Energy estabelecendo novos padrões para a eficiência doméstica, os mais recentes eletrodomésticos da linha Bespoke permitem que os usuários economizem energia e dinheiro. Juntamente com tecnologias que incluem um novo ciclo de lavagem e filtro que reduzem significativamente as emissões de micro plástico das lavadoras, os mais recentes avanços da Samsung tornam mais fácil do que nunca para os consumidores reduzir seu impacto no meio ambiente e apoiar a saúde do planeta.
“As tecnologias que estamos apresentando na CES 2023 colocam a sustentabilidade no centro da experiência do usuário”, disse Moohyung Lee, EVP e Head da Equipe de P&D dos Negócios de Eletrodomésticos Digitais da Samsung Electronics. “Nossa ambição é nos tornar a marca de eletrodomésticos com maior eficiência energética globalmente, e nossos produtos e parcerias mais recentes ajudarão a tornar a vida sustentável uma realidade para mais pessoas e mais comunidades”.
A empresa é a primeira com certificação de sistemas de gerenciamento de energia residencial inteligente (SHEMS) da indústria. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (Environmental Protection Agency, EPA) concedeu à companhia a primeira certificação de Sistemas de Gerenciamento de Energia Doméstica Inteligente (Smart Home Energy Management Systems, SHEMS) do mercado. A certificação reconhece eletrodomésticos e serviços inteligentes que gerenciam e automatizam dispositivos conectados para ajudar os consumidores a obter informações sobre o uso de energia em suas casas, inspirando assim um comportamento de economia de energia, reduzindo custos e ajudando a facilitar medidas de resposta à demanda que minimizam o estresse na rede.
Os novos ciclo e filtro Menos Microfibra da Samsung são os resultados dessa colaboração (Patagonia). Um avanço na luta contra os micro plásticos, o ciclo Menos Microfibra reduz as emissões de micro plásticos em até 54%. Já disponível na Europa, o modelo com este ciclo será lançado na Coreia a partir de fevereiro deste ano e nos EUA em breve.
Apresentaram, também, sua visão de um mundo conectado por meio da Calm Technology, conceito que propõe uma rotina mais tranquila com tecnologias de ponta que melhoram a vida dos usuários, fornecendo experiências mais inteligentes e intuitivas. Em uma coletiva de imprensa na CES 2023, a Samsung e seus principais parceiros se reuniram para descrever detalhes sobre como planejam construir um mundo mais conectado e, ao mesmo tempo, contribuir para um futuro mais sustentável.
Jong-Hee (JH) Han, Vice-Presidente, CEO e Líder da Divisão DX (Device eXperience) da Samsung Electronics abriu a presença da empresa na CES destacando a estratégia da Samsung de cumprir a promessa da experiência conectada nos principais pontos de contato em nossas vidas, casas, carros e trabalho, enquanto também trabalhamos para construir um futuro mais sustentável. A estratégia apresentada durante a conferência de imprensa está relacionada ao objetivo da empresa de trazer calma ao que conhecemos como mundo conectado, para que os dispositivos e a inovação possam genuinamente permitir experiências melhores, mais pessoais e mais intuitivas. Para fazer isso, a Samsung está se concentrando em conectar dispositivos e projetar produtos para tornar o uso diário da tecnologia mais sustentável.
“Reconhecemos que nossa visão é ampla”, disse o CEO, JH Han. “Trata-se de resolver desafios reais hoje e entender as necessidades e aspirações futuras dos consumidores. Levará tempo, inovação e cooperação com parceiros em todo o mundo. Mas estamos comprometidos em alcançá-lo e temos urgência em começar”.
Além disso, na coletiva de imprensa da CES, a Samsung anunciou a mais recente inovação em casa inteligente, com o SmartThings Station – seu primeiro produto a ter suporte integrado ao Matter desde o início. É uma nova maneira conveniente de iniciar as experiências do SmartThings em casa e facilitar a interação com os dispositivos conectados. O SmartThings Station transforma o carregador sem fio da Samsung em um hub doméstico inteligente, que pode transformar perfeitamente o estado de sua casa com o toque de um botão.
“Ter uma casa mais inteligente não deve ser complicado ou caro. Por isso, nosso objetivo com o SmartThings Station foi criar um hub de casa inteligente que fosse simples de usar, confiável e expansível”, disse Jaeyeon Jung, Vice-Presidente Executivo e líder do SmartThings Device Platform Center da Samsung Electronics. “O número de dispositivos em uma casa conectada continua a crescer, especialmente à luz do recente lançamento do padrão Matter. Estamos orgulhosos de desempenhar nosso papel para tornar mais fácil a adoção dessa empolgante tecnologia”.
O SmartThings Station será lançado nos EUA e na Coreia. O dispositivo estará disponível em preto ou branco a partir do início de fevereiro de 2023 no mercado dos EUA. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
O foco em experiências conectadas também se estendeu à revelação de novas parcerias, incluindo o anúncio de uma colaboração expandida com a Philips Hue. Jasper Vervoort, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Philips Hue, discutiu uma nova maneira de sincronizar o conteúdo das TVs Samsung com a iluminação Philips Hue por meio do aplicativo Philips Hue Sync TV, que pode ser baixado da loja de aplicativos nas TVs da marca. Esta é a primeira solução para sincronizar iluminação e conteúdo de TVs Samsung sem hardware adicional.
Com mais dispositivos conectados, a Samsung também detalhou como as inovações de segurança e privacidade serão essenciais para a construção de ecossistemas de dispositivos conectados. A empresa está levando suas experiências de segurança de dispositivos para um nível mais avançado com sua próxima solução, o Samsung Knox Matrix, que sincronizará credenciais de maneira conveniente e segura entre dispositivos, protegendo informações confidenciais por meio de monitoramento mútuo em várias camadas por meio da tecnologia blockchain privada.
Uma Visão para o Futuro
A empresa também apresentou inovações e tecnologias de última geração, como por exemplo o conceito de Spatial AI – presente no JetBot AI+ – que possibilitam melhores experiências domésticas de acordo com as dimensões de cada ambiente.
A Samsung também deu uma prévia do Relumino Mode, que chegará este ano nas TVs Samsung Neo QLED 8K e 4K de 2023 para possibilitar a visualização de conteúdo para pessoas com deficiência visual. O Modo Relumino realça os contornos e melhora o contraste e a cor para que o conteúdo fique mais nítido e fácil de apreciar. Além disso, a Samsung também exibiu um novo par de óculos Relumino, que estreou na CES 2018 como parte de seu projeto C-Lab do programa de aceleração de startups, bem como seu aplicativo para tornar a experiência visual mais agradável e personalizada em todas as telas.
Confira mais novidades e lançamentos da CES 2023 nos próximos posts por aqui. :)
♣