Na última semana, a Ford apresentou sua nova geração de motores. Vem saber mais detalhes.
Na última quarta-feira, aconteceu o evento da Ford para apresentar o seu novo motor 1.0 EcoBoost com turbocompressor, um dos mais avançados e premiados do mundo. Essa tecnologia global da marca em breve equipará uma das versões do New Fiesta no Brasil.
O workshop foi bem específico e interessante. Até eu que não entendo muito bem dessas coisas, consegui entender um pouco desse motor. ;) rs Contou com especialistas, engenheiros e gente que manja dos paranauê para explicar o que esse motor é capaz de fazer.
Além de ser até 20% mais econômico no consumo de combustível, o motor EcoBoost 1.0 reduz em até 15% as emissões de CO2. Tudo isso, com a maior potência da categoria, de 125 cv – superior à de blocos de maior cilindrada – e um desempenho forte e suave. Para atingir essa eficiência ele combina três tecnologias: turboalimentação, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, além de outras inovações.
O Fusion 2.0 EcoBoost foi o primeiro carro no Brasil a contar com essa tecnologia, que estará acessível a mais consumidores brasileiros com a chegada ao New Fiesta. A linha hoje faz sucesso nos principais mercados do mundo e é considerada um marco de inovação da Ford no desenvolvimento de motores.
“Dizemos que o EcoBoost é uma das soluções mais inteligentes que a Ford já incorporou em seus veículos", destacou Rogelio Golfarb, vice-presidente de Estratégia, Comunicação e Relações Governamentais da Ford América do Sul. Segundo ele, o investimento em tecnologia representa uma grande vantagem competitiva para a marca.
O desenvolvimento do motor EcoBoost gerou mais de 275 patentes para a Ford – além de outras 200 pendentes. A marca tem hoje o maior número de patentes de tecnologia de motores turbo a gasolina com injeção direta que qualquer outro fabricante nos Estados Unidos.
Com a chegada do EcoBoost 1.0, a Ford passa a ter a linha de motores mais avançada do mercado brasileiro.
EcoBoost 1.0
O 1.0 EcoBoost de três cilindros é considerado o principal representante da filosofia e do sucesso da família EcoBoost. Ele estreou nos Estados Unidos em 2014 e também se tornou um item central da marca na Europa: um em cada cinco veículos vendidos pela Ford no mercado europeu são equipados com esse motor.
Ele conseguiu também o fato inédito de vencer o prêmio de “Motor Internacional do Ano” por três anos consecutivos, além de ser o campeão por quatro anos seguidos na categoria abaixo de 1.0 litro. Suas inovações incluem uma estratégia diferenciada de balanceamento do motor, bomba de óleo variável, correia banhada em óleo, coletor de escape integrado no cabeçote e sistema de arrefecimento dividido.
A engenharia da Ford continua a pesquisar novos caminhos para aprimorar ainda mais as qualidades dos motores EcoBoost. Para isso, são estudadas ao mesmo tempo várias estratégias, focadas principalmente em novos materiais e designs para redução de peso e atrito, além de avanços nas tecnologias de turbocompressor e injeção de combustível.