Quinta, 30 Julho 2020 17:13

Brechó | Moda consciente e acessível

Se tem uma coisa que essa quarentena pôde fazer pela gente, além de pirar, é nos conscientizar sobre alguns assuntos e práticas. Vem conhecer o brechó Gireroupas online!

Conheci o brechó da Gi e da sua mãe, recentemente e já adorei a forma que surgiu e como vem crescendo nessa quarentena. :) Pedi para a Gi me contar um pouquinho do nascimento da GireRoupas e vou compartilhar com vocês:

"Minha mãe me criou com um hábito muito especial que é o de desapego. Sempre cuidamos muito das nossas roupas, porque temos em mente que em algum momento elas vão ser usadas por outras pessoas.

Se tem uma coisa que essa quarentena pode fazer pela gente, além de pirar é nos conscientizar sobre alguns assuntos e práticas. Vem conhecer o brechó Gireroupas online!

Regina e Giovanna, fundadoras da Gireroupas

Até então, costumávamos doar o que não usávamos mais para os nossos familiares, amigos e a quem precisasse.

Em 2017, nós e algumas vizinhas nos reunimos pra fazer um bazar no prédio em que moramos. Cada uma levou suas peças pra revender e deu super certo.

Em 2019, decidi fazer intercâmbio pros EUA, e como inicialmente o plano era ficar por lá, não fazia sentido deixar tanta roupa em casa, parada. Então mandei mensagem para algumas vizinhas perguntando se tinham interesse de ver algumas peças que eu ia me desapegar. Mas tinha tanta coisa que ficava difícil andar de lá pra cá com sacolas e sacolas. Então criei um perfil no instagram pra exibir tudo, assim seria mais fácil delas olharem e já falarem o que tinham gostado. Resumo da história: elas gostaram de tudo e todos os itens foram vendidos.

Fui pro intercâmbio, os planos mudaram e voltei pro Brasil. Adivinha? Voltei com várias roupas novas... tênis, bolsas e etc. Não tinha espaço pra guardar tudo ? então, mais uma vez, separei sacolas de desapegos com o que ainda tinha no armário. Mas, dessa vez, meu pai teve uma ideia. Porque não criar um espaço pra expor e vender esses itens para mais gente?! E se pegássemos peças de outras pessoas, além das nossas? Sabíamos que os brechós convencionais desvalorizam muito as mercadorias, o que não era a nossa intenção.

Buscamos referências, lemos muito sobre o assunto e descobrimos a possibilidade de manter as peças em consignação. Funciona assim: Quem esta desapegando, coloca o preço que acha que cada coisa vale. Claro, damos um limite, até por que o conceito de brechó continua sendo o de espaço de venda de peças baratas. Com a nossa aprovação e “análise” das condições dos produtos (se estão em bom estado, sem furos, rasgos, manchas e/ou avarias), fechamos o valor de custo e colocamos nosso lucro. Assim, quando o item é vendido, repassamos a quantia combinada com quem cedeu os itens pra gente."

Se tem uma coisa que essa quarentena pode fazer pela gente, além de pirar é nos conscientizar sobre alguns assuntos e práticas. Vem conhecer o brechó Gireroupas online!

Gi, também me contou como deu início a essa ideia que o seu pai, havia sugerido.

"Como eu estava desempregada e minha mãe aposentada, nos unimos pra levar essa ideia adiante. Começamos fazendo isso com amigos e hoje, pessoas que nem conhecemos nos procuram pra deixar seus desapegos. É incrível perceber esse crescimento em tão pouco tempo (7 meses!). Acho que a pandemia e o isolamento social contribuíram muito para expansão do nosso negócio por vários motivos:

1- as pessoas estão mais tempo em casa e, consequentemente, com mais tempo pra voltarem a si mesmas: fazer aquela faxina no armário, perceber o que usam e o que nunca usaram.

2- estão mais empáticos, olhando pro outro e percebendo que podemos todos nos ajudar.

3- com a crise econômica, muitos tiveram seus salários reduzidos ou cortados e passaram a consumir menos, ou coisas mais baratas. O brechó nesse caso é uma opção super válida, porque você encontra peças novas e seminovas, de marca, com excelente qualidade, algumas até importadas. E todas por um preço final cerca de 100% menor em relação às lojas de shopping e e-commerces.

4- cada vez mais a população tem se voltado para às práticas sustentáveis: vegetarianismo, moda circular, slow fashion são alguns exemplos. De maneira geral, muito se crítica sobre o desrespeito dos outros com o mundo e, principalmente, com o nosso país. Mas, é incrível sentir e perceber na prática que podemos sim fazer a diferença. E não precisamos de muito pra isso."

Se tem uma coisa que essa quarentena pode fazer pela gente, além de pirar é nos conscientizar sobre alguns assuntos e práticas. Vem conhecer o brechó Gireroupas online!

Desapego kids

Outra coisa que a Gi ressaltou sobre a marca, é o seu objetivo:

"Queríamos um nome que remetesse aos nossos ideais: sustentabilidade, empatia, fazer o bem, gerar menos lixo, consumir conscientemente e economizar. Foi meu pai (Andre) quem sugeriu nossa primeira opção: “rodaroupas”, remetendo a ideia de “rodar” o consumo da moda. O que hoje não faz mais sentido pra um, pode encantar o outro. O que é feio pra um, pode ser lindo pro outro. A moda passa, os gostos mudam, as peças ora servem, ora não servem mais, tudo muda.

São fases, ciclos. Apesar dos pontos de vista diferentes, todos podem se unir por um mundo melhor: mais democrático, mais limpo, mais acessível, mais equilibrado e mais consciente.

Num belo dia minha mãe acordou com outra ideia genial. “Que tal GIREroupas?”. Além de trazer todas essas referências importantes pra nós, é uma junção da inicial dos nossos nomes: GIovanna + REgina. Gi + Re. GIRE. e o nome ficou! Adoramos e achamos que ele transmite um conceito super real do que pensamos e queremos atrair pro mundo! 

Procuramos tratar nossos clientes como gostamos de ser tratadas. Um bilhetinho carinhoso, um cheirinho gostoso, são coisas simples que fazem a diferença. Sempre escrevemos um recadinho e grampeamos nas sacolas. As roupas são todas muito bem cuidadas e higienizadas. Também, colocamos tags em todas as peças, contendo logo da nossa marca e preço. E não para por aí: todas as peças (que já somam mais de 450) estão catalogadas. Acreditamos que tudo isso pode ser sintetizado em uma palavra: amor. Amor pelo o que fazemos. Amor pela nossa família. Amor pelos nossos clientes. Amor por essa experiência incrível pela qual estamos passando e aprendendo muito!!"

Se tem uma coisa que essa quarentena pode fazer pela gente, além de pirar é nos conscientizar sobre alguns assuntos e práticas. Vem conhecer o brechó Gireroupas online!

Tags utilizadas

E a gente sente o cuidado e amor em cada detalhe, por isso que amamos empresas que se preocupam com o outro, com o meio ambiente e por aí vai! :)

Agora, vamos conferir, o que vocês vão encontrar na GIREroupas:

  • Roupas
  • Bolsas
  • Calçados
  • Bijus e acessórios femininos
  • Masculinos
  • Infantis (lembrando que agora os pequenos tem um perfil só pra eles, o @gireroupaskids)

Se tem uma coisa que essa quarentena pode fazer pela gente, além de pirar é nos conscientizar sobre alguns assuntos e práticas. Vem conhecer o brechó Gireroupas online!

Algumas coisas do brechó

A GIREroupas é toda online, não existe ponto fisíco, até então. Mas, as peças podem ser retiradas pessoalmente ou pelo serviço de entrega (dependendo do bairro, o frete é gratuito). Ou se preferir, tem como entregar pelo correio, só que tem aquele gasto à mais!

Se tem uma coisa que essa quarentena pôde fazer pela gente, além de pirar, é nos conscientizar sobre alguns assuntos e práticas. Vem conhecer o brechó Gireroupas online!

Clientes vestindo Gireroupas. (cliente Erika usando calça e bota do brechó, clientes Lines e Julia e embaixo: clienteTania usando vestido)

Gi é jornalista e como sempre trabalhou no mercado em diversas funções, sua vivência ajuda muito a gerir o brechó, junto com sua mãe. Regina é professora (aposentada), ela tem um olhar humanizado em tudo o que faz, o que ajuda a trazer esse diferencial para a marca. Ambas cuidam de tudo.

A gente deseja mais e mais sucesso para a GIREroupas, que essa pequena empresa familiar, cresça cada vez mais.

Agora é hora de conferir as novidades que aparecem por lá diariamente! :) Vamos seguir: @gireroupas e @gireroupaskids

Read 105 times Last modified on Quinta, 30 Julho 2020 21:29

1 comment

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações, mas tudo com muita qualidade e bom gosto. Transformando assim o "Pouco" em algo bem relativo. {não acham?!}

Venha você, também, ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…