Sexta, 29 Abril 2022 16:13

CULTURA INGLESA FESTIVAL | DATA E DETALHES

O Cultura Inglesa Festival celebra 25 anos em formato híbrido e novas cidades, além de São Paulo, vai ter também, no Rio de Janeiro e Salvador.

A Cultura Inglesa, instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover o ensino do inglês e da cultura britânica no país, anuncia a realização da edição comemorativa de 25 anos do Cultura Inglesa Festival (CIF), estabelecido evento de cultura, educação e arte gratuito e aberto ao público, que ocorre entre os dias 04/05 e 04/06.

Impulsionado pelo título de seu manifesto “From Now On” (“De agora em diante”), o maior festival da América Latina com foco na cultura britânica e na língua inglesa, que atingiu mais de 70 mil pessoas em 2021, em uma versão totalmente digital, chega à sua 25ª edição em formato inovador. Com uma programação versátil, multicultural e multilinguística, o CIF busca engajar a sociedade no exercício de repensar o mundo por meio de uma experiência imersiva, sensorial e híbrida com eventos presenciais, híbridos (com público presente e transmissão na plataforma do festival) e conteúdo nacional e internacional exibido on demand.

CIF

Em 2021, o conceito por trás do festival foi ‘Culture Restart’ ou ‘Reinício da Cultura’. Em ano de pandemia, a proposta foi “reiniciar” o CIF enquanto evento cultural, repensando o papel de um festival organizado por uma organização dedicada ao ensino do inglês que também atua na área social, através de programas de concessão de bolsas de estudo e outras ações. Com tantos novos desafios em jogo em 2022, nos perguntamos, então, o que faremos daqui em diante. O festival vai oferecer uma resposta sensível a este momento desafiador pela lente de artistas, pensadores e educadores que estão refletindo sobre o presente e imaginando o futuro. O CIF propõe que façamos este exercício coletivamente por meio da poesia, das imagens e das múltiplas linguagens, discursos e vozes que compõem a programação”, explica Liliane Rebelo, Head de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa.

A grande novidade para este ano é a expansão do festival para outros estados, que ocorre graças ao processo de unificação da Cultura Inglesa em todo o território nacional, iniciado após a Associação Cultura Inglesa de São Paulo (ACISP), responsável pela realização do CIF, assumir, em março do ano passado, as operações da marca Cultura Inglesa S/A | CISA nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Dessa forma, o festival, que ocorreu por mais de duas décadas na capital paulista, terá, pela primeira vez em sua história, uma versão expandida para o Rio de Janeiro (RJ) e um evento em Salvador (BA), com atrações presenciais nessas cidades.

Vamos conferir mais detalhes da programção que está bem diversificada:

A programação do festival deste ano propõe celebrar a diversidade cultural por meio das mais diferentes linguagens artísticas, com atrações de dentro e fora do país que têm a língua inglesa como língua franca, incluindo territórios da Commonwealth. A exemplo do ano passado, o público poderá acompanhar apresentações e vivenciar experiências que resultam de colaborações entre o Brasil e o Reino Unido, por meio de parcerias sólidas da Cultura Inglesa com instituições de renome.

  • Shows e Performances
  • Exibição de filmes e documentários inéditos
  • Espetáculos de dança
  • Teatro e poesia
  • Debates e diálogos sobre temas da atualidade

O festival também promoverá duas competições abertas à participação do público: o 2º DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes de 90 segundos, e o 2º Slam CI, campeonato de poesia falada.

As apresentações ao vivo em São Paulo vão ocorrer no Centro Brasileiro Britânico (CBB), onde fica a sede da Cultura Inglesa na cidade, de 12 a 15/05 e de 20 a 22/05. A organização do CIF também fará um evento ao ar livre no Museu da Casa Brasileira (MCB), em 04/06. Já no Rio de Janeiro, ocorrerá um show de estreia do evento na cidade, no dia 04/05, no Museu de Arte do Rio (MAR), com participação da banda fluminense Yoùn, e uma série de eventos para todas as idades na Arena Fernando Torres (Parque Madureira), no dia 07/05. O CIF ainda realizará apresentações de um espetáculo inédito ("A Desafortunada História de Julieta e Romeu, de Djalma Thurler) no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador (BA), com temporada de 19/05 a 12/06.

CIF

Responsabilidade social, cultural e ambiental

Além de ser um grande evento de entretenimento, o Cultura Inglesa Festival também se notabiliza por ser um evento socialmente responsável. O festival integra o escopo de ações de impacto sociocultural da Cultura Inglesa, que tem um longo histórico de concessão de bolsas integrais de estudos para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, por meio de parcerias com ONGs, organizações da sociedade civil e Poder Público.

O CIF 2022 inaugura uma nova etapa de compromisso socioambiental em sua história: esta é a primeira edição 100% sustentável do festival, que obteve o selo Carbon Free. Dessa forma, o evento desperta para a consciência ambiental ao assumir um compromisso com um plano de compensação das emissões de CO2 de todas as suas atividades, digitais e presenciais, por meio do plantio de 133 árvores em área de restauro florestal.

Em 2021, o festival avançou em quesitos como inclusão e acesso, adaptando sua programação para incluir novos públicos por meio da linguagem de sinais (Libras), audiodescrição e outros recursos de acessibilidade. Para este ano, o CIF vai aprimorar esses recursos e ainda ampliará o espaço de representatividade de pessoas com deficiência, refletido transversalmente em sua programação.

Será um festival responsável e comprometido com valores e princípios de equidade, acesso, inclusão e representatividade. Essa é a política que pauta as ações socioculturais da Cultura Inglesa, e o Festival leva essa ética para dentro de sua programação”, afirma Liliane Rebelo.

A plataforma de conteúdo on demand do festival permanecerá ativa até o final do evento. A partir de 04 de maio, o usuário poderá se cadastrar por este endereço e interagir com conteúdos que serão liberados para livre acesso. Toda a programação do evento será disponibilizada gratuitamente, incluindo atrações presenciais, híbridas e totalmente digitais. As apresentações realizadas de forma presencial serão posteriormente integradas ao acervo on demand.

Serviço: 25º Cultura Inglesa Festival 

O que é: Evento de cultura, arte e educação promovido há 25 anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo

Quando: De 04/05 a 04/06

Onde: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador + Plataforma digital do 25º Cultura Inglesa Festival

Acesso: Gratuito

Read 29 times Last modified on Domingo, 01 Mai 2022 10:19

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações, mas tudo com muita qualidade e bom gosto. Transformando assim o "Pouco" em algo bem relativo. {não acham?!}

Venha você, também, ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…