Quarta, 24 Novembro 2021 18:58

Solve for Tomorrow chega a 8ª edição e anuncia vencedores

Entre os 10 finalistas que concorreram ao Prêmio, seis projetos dos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram selecionados por um Júri Popular e por uma Comissão Avaliadora.

Em 2019 acompanhamos o evento presencial, confira o post AQUI. Solve For Tomorrow, programa global que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e tem, no Brasil, a coordenação geral do Cenpec.

Esse ano a cerimônia aconteceu ao vivo no Youtube da Samsung Brasil, na ocasião foram anunciadas as equipes ganhadoras, entre elas: Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que apresentaram projetos para as áreas de sustentabilidade e saúde.

Os vencedores nacionais, selecionados por uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, Cenpec, especialistas de universidades, instituições parceiras e profissionais na área de educação, ciências e tecnologia, foram os alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha (São Carlos, SP), que desenvolveram um projeto de reaproveitamento de resíduos orgânicos para a criação de biogás. O segundo e terceiro lugar foram para as equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, na cidade de Crateús, e da Escola Dario Gomes de Lima, em Flores, Pernambuco, respectivamente.

Além disso, o grupo de alunos da Escola CEEFM Profis Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo, Paraná, recebeu a Menção Honrosa por seu projeto de sustentabilidade, desenvolvido para evitar o desperdício de frutos nos períodos pré e pós-colheita.

Pela votação do Júri Popular, que ocorreu entre 12 e 17 de novembro pelo site do programa, os três projetos mais votados foram das equipes da Escola EEB Bom Pastor (Chapecó, SC), que desenvolveu um protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes que apresentaram sequelas respiratórias da Covid-19; da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo, RS), que apresentou um projeto em sustentabilidade, e da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva (Ocara, CE), com um trabalho focado na área de agricultura.

Estamos muito orgulhosos com o resultado da 8ª edição do Solve for Tomorrow no Brasil. Essa é uma iniciativa que estimula alunos e professores a desenvolverem soluções inteligentes e inovadoras para desafios reais de suas comunidades, por meio da experimentação científica e/ou tecnológica. E é muito gratificante ver o quanto eles evoluíram em criatividade, prática e, principalmente, em aprendizado”, conta afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. “Essa é a segunda edição totalmente remota do programa e, mesmo assim, alcançamos um resultado surpreendente graças ao comprometimento de todos os envolvidos”.

Ver projetos tão importantes com uma atuação cidadã é muito gratificante! Além disso, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, da ideia inicial até a prototipagem, passando pelos diferentes estágios da pesquisa e, sobretudo, o envolvimento e protagonismo deles (as), nos mostra que estamos no caminho certo para a promoção da equidade”, afirma Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.

Os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu "Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Já os projetos selecionados como Vencedores Nacionais, foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas. Além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwatches Samsung (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.

Todos os estudantes finalistas também receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas. :)

Read 14 times Last modified on Quinta, 25 Novembro 2021 15:37

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações, mas tudo com muita qualidade e bom gosto. Transformando assim o "Pouco" em algo bem relativo. {não acham?!}

Venha você, também, ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…