Um workshop diferente, criativo e super prático. FabiLu, veio de Salvador para ministrar o workshop de Lettering, em SP.
O Workshop de Lettering, aconteceu no espaço da loja Cenário Balões - Conceito, em Moema. E foi um dia dedicado ao aprendizado e networking.
Como vocês sabem, eu sou a louca dos cursos, surge algo bacana e diferente eu já estou lá para participar e contar tudo pra vocês. E posso dizer, me surpreendi com esse workshop. Foi demais!
O curso de lettering foi direcionado para balões, mesmo porque estávamos na loja (desejo) da cenário balões (rsrs). Mas, o que foi ensinado pode ser aplicado em qualquer lugar!! ;)
Mas, do que fazer o workshop, o treino e prática precisam ser diários. A gente só chega a "perfeição" com muita força de vontade e praticando muito! Ninguém saí de um curso/workshop sabendo TUDO, afinal se já saísse assim não precisaria fazer, estaria ensinando. Ter uma noção ou uma paixão já ajuda. :) Uma frase bem bacana que a FabiLu apresentou foi: "A vida tem uma regra simples e generosa: você melhorará em tudo aquilo que praticar." ♥
FabiLu deu um workshop leve e prazeroso. Teve a parte teórica, mas acima de tudo teve a prática, ali na hora. Com dicas e ensinamentos de quem entende.
Vale lembrar que lettering qualquer um pode fazer, basta ter boa vontade e treinar MUITO! Por que eu digo isso? Porque lettering é diferente de caligrafia e eu vou explicar isso mais pra frente (mais uma lição que aprendi)!
Ela ressaltou que é essencial ter REFERÊNCIAS e criar o seu banco de dados, mas calma. A linha entre a referência e a cópia é uma linha muito tênue. TENHA CUIDADO! (isso vale para tudo né, principalmente para decorações) A gente se inspira bastante, mas é necessário criar uma assinatura para o seu projeto. Crie o seu estilo!!
FabiLu indicou alguns artistas que ela se inspira e são referência para criar a sua arte, e que ainda vale a pena seguir e conhecer o trabalho: @mariaviabone / @bruu_paschoarelli / @coisasboasacontecem / @byalinealbino / @stefankunz ---> Todos seguem a linha do lettering!
Aprendemos a diferença de Lettering, caligrafia e tipografia.
Tipografia:
- tipos moveis (carimbo),
- fontes (letra por letra)
Caligrafia:
- escrever bonito (é necessário ter um "certo" dom),
- material certo,
- escrita pela escrita.
- O brinde do blog, foi feito pela caligrafa master Valeria Fabiano ♥ Vale conhecer o seu trabalho! ;)
Lettering:
- contexto,
- o desenhar da letra,
- forma do desenho,
- a arte de desenhar as letras,
- pode imitar a caligrafia (mas com treino, qualquer um pode conseguir, basta força de vontade e criatividade),
- não se limita aos instrumentos,
- pensa no todo.
O bacana desse curso é que começamos a perceber detalhes, que antes a gente nem prestava atenção. Você começa a ver o subir e descer da letra, a voltinha que ela faz e por aí vai. (Parece loucura, mas tem tudo haver quando você realmente começa a colocar em prática)
Aprendemos com serifa e sem serifa, caixa alta e baixa, altura das letras, sombra e muito mais
Mais dicas aqui
Conhecemos, também, a diferença de Brush Lettering, Faux Calligraphy e Bounce Lettering.
Brush Lettering
Primeira lição
Faux Calligraphy
Até soltar a mão e pegar o jeito é complicado
Bounce Lettering- nada mais é, do que o dançar da letra! ;)
Solta a mão e vai!
Uma dica que eu adorei e venho tentando fazer (já aviso que não é tão fácil, quanto se pensa). Meu novo mantra (rs): TUDO QUE SOBE AFINA, TUDO QUE DESCE ENGROSSA.
Depois de todo o ensinamento no papel, passamos para os balões. Pensa, se já estava difícil em um lugar, ficou ainda pior no outro! hahaha Usando a caneta certa (UniPosca) para os balões metalizados e de látex - essa você ainda consegue apagar com um paninho molhado e enquanto a caneta ainda estiver molhada. Já a UniPaint, usamos no Bubblle, e essa não pode ter erro. ;) {segura na mão de Deus e vai, eu fui e ficou assim:}
Canetas para os balões
E fica o ensinamento da FabiLu para desenvolver a NOSSA CRIATIVIDADE:
"...muitas vezes, o que o impede de levar uma vida criativa é o ensimesmamento (suas dúvidas a respeito de si mesmo, sua aversão a si mesmo, sua autocrítica, seu instinto esmagador de auto-proteção)." (Elizabeth Gilbert)
Um curso que vai além do que propôs, afinal, nada mais gostoso do que aprender uma coisa nova todo dia! ;)
Beijos, estou indo lá treinar os meus garranchos! rs
Ahhh, assim que tiver outras turmas em SP, eu aviso vocês!