Inspirado no livro "Carcereiros" de Drauzio Varella, Encarcerados é um documentário sobre a importância do agente penitenciário e como funciona o sistema carcerário, olhar para um profissional que muitos queriam que continuassem invisível.
Conferimos o documentário em uma cabine virtual e participamos da coletiva de imprensa com: Pedro Bial, Drauzio Varella, Claudia Calabi e Fernando Grostein.
Dirigido por Claudia Calabi, Fernando Grostein Andrade e Pedro Bial, o documentário "Encarcerados" chega aos cinemas em 26 de agosto. Inspirado na série de livros de Drauzio Varella, o documentário traça um panorama do sistema prisional sob a perspectiva dos carcereiros e seus familiares e também de ex-detentos. Com distribuição da Gullane, "Encarcerados" é uma produção da Spray e Gullane, em coprodução com Globo Filmes e GloboNews.
Ressaltando que dois dias depois do lançamento, vamos poder conferir Carcereiros, no Globoplay, dia 28 de agosto.
Bial contou que quando estava filmando o documentário ele lembra de alguns presos falando pra ele: "elimina eu aí, Bial, elimina, eu!" rsrs Ele diz que foi algo bem marcante pra ele.
Elos entre o Estado e o crime, entre o exterior e o interior dos presídios, permitem uma reflexão sobre o sistema penitenciário brasileiro, através dos olhos de (anti) heróis anônimos que guardam os portões do inferno que a sociedade escolhe ignorar. "Jogar luz nos cantos obscuros da cidade, é importante" diz Fernando Grostein Andrade.
Conferimos no documentário um pouco do medo dos agentes, vemos as penitenciárias feminina e masculina, como funciona o sistema, a superlotação e muitas dúvidas que pairam na nossa cabeça. Até onde o Estado deve ir, como solucionar certos problemas, a vida dos agentes, o perigo que correm, e por aí vai.
Um documentário que nós faz pensar. Estreia dia 26 de agosto nos cinemas!