Tive a alegria de conferir essa obra, antes do lançamento, e posso afirmar que é uma homenagem e tanto, para o querido Mauricio de Sousa. E ainda no mês que ele completa 90 anos.
Da infância em Mogi das Cruzes à criação de mais de 400 personagens, “Mauricio de Sousa – o Filme” promete tocar o público com história emocionante sobre um dos maiores artistas contemporâneos do país. Com chegada aos cinemas em 23 de outubro, a obra mostrará os bastidores da vida do desenhista, sua relação com a família e o lançamento do primeiro gibi, que veio a dar origem a um dos grandes estúdios de entretenimento do Brasil, a MSP Estúdios.
crédito: Vantoen Pereira Jr.
MAURO SOUSA DÁ VIDA A MAURICIO DE SOUSA
Ator de teatro e musical, tendo trabalhado em produções como Miss Saigon, O Rei e Eu e Rent, Mauro Sousa faz sua estreia nos cinemas interpretando Mauricio na fase jovem e adulta, trazendo ainda mais autenticidade ao filme.
Além da semelhança física e gestual, Mauro tem vivência e intimidade com a história do pai, sendo esse um dos principais fatores que levaram o diretor Pedro Vasconcelos a escolhê-lo para o papel, além do desejo de dar a Mauricio o presente de se ver representado nas telonas pelo próprio filho.
QUEM MAIS ESTÁ NO ELENCO?
Além de Mauro Sousa, o longa conta com um elenco estrelado, incluindo Diego Laumar, que interpreta Mauricio na infância; Thati Lopes, como Marilene, sua primeira esposa; Elizabeth Savalla, como Vó Dita; e Emílio Orciollo Neto e Natália Lage, que dão vida aos pais do desenhista, Tonico e Nila, respectivamente. Outros grandes nomes, como Othon Bastos, Fernando Eiras e Clara Galinari, também estão em Mauricio de Sousa – O Filme.
Crédito: Vantoen Pereira Jr.
DISNEY E MSP ESTÚDIOS EM UM PROJETO DE PESO
Mauricio de Sousa – O Filme é fruto de uma colaboração entre grandes nomes da indústria do entretenimento. A produção é da Focus Films e Boa Ideia Entretenimento, com coprodução e distribuição da The Walt Disney Company Brasil e colaboração da MSP Estúdios.
LOCAÇÕES
Para representar a infância de Mauricio, que inspirou os quadrinhos que marcaram gerações de brasileiros, as filmagens ocorreram em cinco cidades diferentes. A primeira delas foi Carrancas, no interior de Minas Gerais, seguida por Passa Quatro, também em Minas. Para recriar Mogi das Cruzes, cidade onde o cartunista cresceu no início do século passado, foi escolhida a cidade da Lapa, no Paraná, devido ao seu centro histórico preservado e à arquitetura antiga. Outras cenas foram filmadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
EQUIPE DE PRODUÇÃO
Por trás das câmeras, para dar vida à história de uma das personalidades mais importantes do Brasil, o filme conta com a direção de Pedro Vasconcelos, que já assinou grandes sucessos nacionais, como o filme "Fala Sério, Mãe!" e a novela "Espelho da Vida", com co-direção de Rafael Salgado. A produção é assinada pelo renomado produtor de cinema Tuinho Schwartz, enquanto a direção de fotografia é de Luciano Xavier, A.B.C., que tem em seu portfólio filmes premiados e uma carreira de destaque no mercado. Rita Vinagre é a diretora de arte de Mauricio de Sousa – O Filme, sendo responsável por recriar com riqueza de detalhes os cenários que marcam a infância de Mauricio.
A ESTÉTICA DOS QUADRINHOS NA TELONA
Pedro Vasconcelos fez uma escolha estilística ousada em Mauricio de Sousa – O Filme: optou por câmeras estáticas ao longo de toda a produção, criando uma conexão com a estética dos quadrinhos. A proposta é imergir o público no universo das histórias de Mauricio, proporcionando a sensação de que estão dentro de um quadrinho. Essa escolha visual não só reforça a identidade das narrativas, como também cria uma experiência única, equilibrando a linguagem cinematográfica com a essência das histórias que marcaram gerações.
O QUE ESPERAR DO FILME?
A infância de Mauricio de Sousa e as origens das inspirações mágicas de seus quadrinhos ainda são pouco conhecidas. O longa promete emocionar ao revelar o lado humano do cartunista, mostrando não apenas seus sucessos, mas também os desafios e recomeços enfrentados ao longo do caminho. A relação com sua família — que foi fundamental para seu caminho ao estrelato —, os obstáculos da juventude, o início difícil no mercado editorial e o nascimento de personagens que marcaram gerações até a criação da Bidulândia, hoje conhecida como MSP Estúdios.
Com um tom intimista e inspirador, Mauricio de Sousa – O Filme mistura emoção, humor e nostalgia, equilibrando fatos reais com toques de fantasia e leveza — a marca registrada do universo que Mauricio construiu ao longo de sua carreira.
Pensado para ser assistido em família, o longa traz uma linguagem acessível e sensível, reforçando que esta é uma história que todo brasileiro deveria conhecer para se inspirar.
“Mauricio de Sousa – O Filme” estreia em 23 de outubro nos cinemas e apresenta o início da trajetória de um dos maiores nomes da cultura brasileira, incluindo o processo de criação da Turma da Mônica.