A parte da tarde do evento voltou com um debate sobre Segunda tela e audiência. As oportunidades que surgem com as mudanças de comportamento. Os especialistas foram Fábia Juliasz (Diretora executiva de novos negócios do Grupo Ibope), Flávio Ferrari (Fundador Qual Canal), Guilherme Ribenboim (Presidente Twitter Brasil), Martha Gabriel (Diretora de Tecnologia New Media Developers) e Vinícius Andrade (Diretor ESPM Media Lab).
“Hoje, 71% das pessoas navegam na internet enquanto veem TV. Destes, 29% escolhem o conteúdo a partir de sugestões de amigos. Como lidar com essa nova realidade?”, questionou Katia Militello, diretora de redação da INFO, durante debate. Para os debatedores o formato veio para ficar, mas ainda é preciso aprender em como transformar esta tendência em negócios. Para eles o uso de redes sociais para compartilhar e comentar programas de TV vem sendo uma tendência nos últimos três anos e pode representar uma drástica mudança na forma como recebemos e interagimos com o conteúdo informativo e de entretenimento.
Para apresentar os cases de sucesso subiu ao palco, Tiago Ritter (CEO da agência W3haus), Léo Carbonel (Diretor Media e Performance da Agência Espalhe) e Hugo Veiga (Redator da Ogilvy Brasil) com os cases: F.Beat – Ação para a marca esportiva Fila, Guaraná Antartica: Uma marca de 10 milhões de seguidores e Dove: Campanha Retratos da Real Beleza, respectivamente. Hugo contou como a campanha se tornou a peça publicitária mais vista da história do YouTube. “Nossa ideia surgiu quando recebemos a pesquisa de que apenas 4% das mulheres se achavam bonitas”.
Assistam o vídeo ~lindo~ da Dove!
Logo em seguida o ex-designer da Apple e atual Head Of User Experience da Movile, Everaldo Coelho, falou sobre o designer e as telas. Como criar para diferentes dispositivos. Explicou que para desenhar telas para diferentes dispositivos usa os “4Cs”, quatro princípios relevantes para um designer de múltiplas telas. Contexto, Consistência (a tela é diferente, o usuário não). Complementariedade e Continuidade. Antes de criar, é preciso entender que os consumidores usam cada dispositivo com um objetivo.
E para finalizar este dia produtivo sobe ao palco Wesley Barbosa, executivo de negócios do Baidu no Brasil. O tema da sua palestra ~sensacional!~ foi "A inovação que vem da China". Wesley nos traz uma lição de vida ligada à força de vontade e competência. Acredita em uma visão tradicional da criatividade, que devemos pensar dentro da caixa e não fora, isso sim é a verdadeira inovação, afinal não se inova nada fora da caixa. "A caixa é nossa casa, é onde nos sentimos confortáveis é o ambiente em que podemos ter novas ideias", diz Barbosa.
Uma parte legal que tinha no evento era a INFOLab, nos intervalos de uma palestra e outra era possível visitar e ver as principais tecnologias que estão por vir, como por exemplo, ver uma impressora 3D funcionar -queria trazer pra casa!- ver um aspirador robô, que pode ser ligado e programado através de um smartphone, entre outras inovações. *-*
O evento é de grande valia para ficar por dentro das tendências e tecnologias, escutar os grandes profissionais e além disso fazer ~aquele~ networking. Super indico e espero comparecer na próxima edição! ;)