Participamos do Google Cloud Summit em São Paulo e conferimos algumas novidades. O evento reuniu líderes lobais e nacionais da comunidade de nuvem do Google, o Google Cloud anunciou novidades em diversas áreas para o mercado brasileiro, com foco em startups, clientes, IA, colaboração e banco de dados. Confira:
Novos espaços: Cloud Space e Startup Hub
O Google Cloud Space é um espaço dedicado a receber clientes e parceiros no intuito de ajudá-los a resolver os seus maiores desafios de negócios, através de projetos customizados de transformação digital. Com previsão de abertura para 2025, os clientes que frequentarem o Cloud Space terão acesso a workshops, demonstrações de produtos e soluções ou reuniões de briefing, proporcionando às lideranças empresariais uma agenda direcionada aos seus objetivos de negócio. Já o Google Cloud Startup Hub será um espaço pop-up que oferecerá atividades às startups que estão no início de suas jornadas para que elas possam acelerar a integração com o ecossistema de tecnologia. Voltado para fundadores de startups, desenvolvedores e profissionais de tecnologia, o espaço tem como proposta de valor oferecer uma constante troca de conhecimentos entre esses profissionais e todo o ecossistema de startups, sessões de aprendizados em grupo e individuais com mentoria e acesso às tecnologias do Google Cloud, além de um espaço físico que possibilite trabalhar, realizar reuniões e eventos, assim como encontrar potenciais investidores.
Ampliando o acesso a Gemini em Portugues: Gemini no Painel Lateral em Docs e Gmail
O Gemini estará disponível em português no painel lateral do Google Workspace. Com isso, os usuários podem pesquisar, debater ideias ou obter informações adicionais, tudo sem sair do Workspace. O Gemini no painel lateral do Google Workspace usa os modelos mais eficientes do Google, incluindo o Gemini 1.5 Pro, para resumir, analisar e gerar conteúdo, além de permitir que os clientes obtenham os insights necessários com base na busca do Google e em informações relevantes do Gmail e do Drive. O novo recurso já está sendo testado por empresas no Brasil, como a Natura.
Oracle Database@Google Cloud Disponível na cloud region de São Paulo
Google Cloud e Oracle fecharam uma parceria que ajudará o usuário a migrar suas cargas de trabalho Oracle para a nuvem do Google. A partir dos próximos meses, o serviço Oracle Database@Google Cloud estará disponível na Cloud Region de São Paulo e outras Cloud Regions serão adicionadas, mais do que dobrando o número de regiões em que a empresa atualmente opera até 2025. As outras Cloud Regions que já têm o serviço Oracle Database@Google Cloud disponível são Ashburn e Salt Lake City, ambas nos EUA, além de Londres e Frankfurt.
Doação ao Rio Grande do Sul para reconstruir conectividade
Como parte do compromisso do Google com o Brasil, o Google Cloud está doando mais de R$ 3,8 milhões em equipamentos de rede para a Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet (INTERNETSUL), no Rio Grande do Sul, que podem suportar mais de 50 Tbps de tráfego. O projeto tem como intuito auxiliar na reconstrução da infraestrutura de internet no estado, impactado pelas enchentes. Em maio deste ano, o Google já havia doado cerca de R$ 1,2 milhão para apoiar as ONGs que estavam trabalhando para ajudar a população do Rio Grande do Sul afetada.
72% das lideranças de TI brasileiras notam a IA generativa muito mais presente na agenda das empresas, mostra estudo do Google Cloud
Em 2024, a IA generativa tem sido muito mais abordada em reuniões ou fóruns dentro das empresas, segundo a percepção de 72% dos líderes de TI no Brasil. É o que mostra o estudo ‘CTIOs no Brasil’ realizado pela IDC Brasil, sob encomenda do Google Cloud, que analisou pelo quarto ano consecutivo o papel dos profissionais de TI no Brasil, desde superintendentes até CTIOs, e suas importâncias nas estratégias das organizações. Também de acordo com o levantamento, em 2024, 68% dos líderes de TI estão buscando mais informações sobre tecnologias emergentes, como a IA generativa, enquanto em 2023 essa porcentagem era de 37%, representando um aumento de aproximadamente 30 pontos percentuais. O estudo apontou ainda que o papel estratégico dos CTIOs continua em expansão, mas agora com foco em inovação e na influência da digitalização das empresas. Por essa razão, este profissional se distanciou do CEO e precisou se aproximar mais das outras áreas da organização. Em 2023, 38% dos CTIOs estavam mais próximos do que nunca do CEO e, em 2024, esse índice caiu para 16%. Por outro lado, em 2024, 51% precisaram se envolver na tomada de decisão estratégica de outras áreas para avançar com a digitalização do negócio, contra 27% em 2023.
Também foram apresentados novos casos de clientes, entre eles, o Serpro que, para compor a sua nuvem de governo, adotou o Google Distributed Cloud (GDC), uma solução desenvolvida para atender às rigorosas regulamentações nacionais e aos mais altos padrões de segurança. A tecnologia oferece a opção de isolamento físico para assegurar a residência local das informações com restrições de acesso. Com essa solução, o Serpro fortalecerá ainda mais sua capacidade de atender o Estado brasileiro com decisões baseadas em dados e processar em tempo real informações sensíveis de diversas áreas, mantendo o seu elevado grau de proteção e controle. A Nuvem de Governo é um projeto estratégico do governo brasileiro e está disponível para todas as instituições públicas do Brasil, promovendo inovação com segurança e eficiência.
♦