Terça, 19 Setembro 2023 13:13

Ericsson Imagine Live 2023 | Entenda a Potência do 5G no Brasil e o que vem por aí

Rate this item
(0 votes)

Conferimos o Workshop Ericsson Imagine Live 2023 e tivemos a oportunidade de saber o que esperar do 5G nos próximos anos. Vem com a gente entender.

O evento foi exclusivo para jornalistas e teve demonstrações de novas aplicações do 5G na saúde, educação e indústria 4.0. Rodrigo Dienstman - CEO da Ericsson, Paulo Nernardocki - diretor de solução de redes, Marcos Scheffer - VP de Redes, Andrea Faustino - VP de Cloud Softwares e serviços, Edvaldo Santo - Diretor de pesquisas e inovação e Karam Takieddine - Head de pesquisa e propriedade intelectual deram uma aula e tanto.

Exploramos as novas possibilidades da conectividade ilimitada, vimos como funciona o 5G dentro de uma fábrica, de um laboratório universitário e de um estádio. A conectividade que o 5G pode alcançar, vai muito além do que a gente imagina.

Abordaram os avanços do 5G neste primeiro ano de implementação, como a tecnologia precisa evoluir para alcançar seu potencial e as oportunidades de novos modelos de negócios a partir do 5G.

A empresa reconhecida mundialmente como líder em plataformas digitais e em redes móveis com faturamento global, em 2022, de US$ 25 bilhões. No Brasil – onde tem uma operação completa que combina negócios, soluções digitais, fabricação e instalação de infraestrutura, e P&D&I –, é líder no 4G, com 52% de market share, e está mantendo essa posição na evolução ao 5G.

ericsson apresentacao felizcompouco

Conferimos exemplos práticos em VR, XR e AR, e os benefícios da tecnologia no dia a dia das pessoas e empresas dos mais diversos setores da economia. Abaixo destacamos algumas demos:

  • Live broadcast – A radiodifusão e o streaming de mídia surgem como oportunidades de negócios imediatas para os provedores de 5G. À medida que o 5G Standalone e o fatiamento de rede desbloqueiam novos serviços premium e experiências mais empolgantes aos usuários finais, estima-se que o mercado dos provedores nessa área cresça de 4 para 12 bilhões de dólares até 2030.
  • XR aplicada à educação – O mercado imersivo aplicado à educação é estimado em U$ 19 bilhões até o final deste ano. Mas a experiência que mostramos nessa demo é mais do que uma aula imersiva. Abordamos como fornecer uma experiência marcante para os usuários e as oportunidades que se abrem nesse mercado para os provedores de serviços.
  • Monetize network APIs – Como garantimos que o 5G se torne a plataforma aberta para inovação de serviços, apoiando o crescimento dos negócios no setor? Essa demo permite explorar como operadoras, desenvolvedores de aplicativos e fabricantes de dispositivos se unem como um ecossistema aberto para utilizar a plataforma 5G por meio de APIs abertas, para levar a inovação e a monetização dos serviços 5G para o próximo nível – transformando o futuro da indústria de TIC.
  • Indústria 4.0 com tecnologia XR, AI e 5G - Caso de uso de controle remoto de robôs móveis usando duas tecnologias imersivas: realidade aumentada e realidade virtual. O 5G tem uma função importante, pois permite a comunicação confiável e de baixa latência exigida por esse caso de uso. A IA também está presente para ajustar os controles do robô a fim de evitar situações inseguras.

Aprendemos sobre Standalone, que nada mais é do que a rede 5G pura. Vale ressaltar que 5G não é só velocidade é a capacidade de lançar novos serviços. Lembrando que 19% da população não possui nenhuma conectividade no Brasil.

ericsson presidente felizcompouco

O que esperar dos próximos 5 anos:

  • Para além do 5G: Internet dos sentidos
  • Sofisticação das possibilidades, o cérebro é a interface do usuário
  • Livre escolha de aroma e sabor, com base em representações digitais: Enriquecimento digital do sabor do que comemos | Degustações digitais online
  • Enriquecimento das mídias digitais: Fotos, vídeos e entretenimento
  • Aroma: Experiências naturais em ambientes urbanos.
  • Visitas digitais a vinícolas, fazendas etc.
  • Maior amplitude de experiências sensoriais.
  • Consumo de vídeo nos smartphones: Maturidade da geração z, interesse em conteúdos de yt e tiktok.
  • Internet dos sentidos - sistema de telepresença e não teletransporte

Conhecemos termos como:

  • MmWave - serviços mais avançados
  • Fwa - slice que entrega o serviço físico e complementa a fibra
  • Técnica de slice: ele vai fim a fim da rede, “fatia” a rede. Combinar o que for melhor, latência e outputting. Diferencial: fatiamento das redes, várias redes lógicas, que vão ajudar as operadoras.

Uauuuu, conteúdo enriquecedor e cheio de novidades, agora nos resta acompanhar essa evolução e desfrutar de toda essa tecnologia e conectividade.

  

Read 162 times Last modified on Terça, 19 Setembro 2023 13:34

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações, mas tudo com muita qualidade e bom gosto. Transformando assim o "Pouco" em algo bem relativo. {não acham?!}

Venha você, também, ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…