No dia 05/10, a campanha ‘5/10 - 5 regiões, 10 histórias’ estreia em emissoras de TV e no digital. No dia seguinte, o Google Workspace irá realizar, de forma simultânea, um treinamento para PMEs sobre IA em cinemas das 27 capitais do país, e que também será transmitido ao vivo na página de inscrição do evento.
No intuito de destacar a inovação através da IA, a coragem e o trabalho duro dos pequenos empreendedores no Brasil, o Google Workspace está lançando a campanha “5/10 - 5 regiões, 10 histórias”. Voltada para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), a ação estreia em emissoras de TV e também no digital neste domingo (5), em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, mostrando dez histórias de pequenas empresas das cinco regiões do Brasil que já estão usando o Gemini - o modelo de IA mais avançado do Google - quando ele está integrado em soluções de produtividade e colaboração do Google Workspace, que milhares de empresas já usam no dia a dia.
A campanha será veiculada em canais de televisão aberta e no digital e mostrará como a rotina desses empreendedores foi impactada pelo uso de IA, otimizando processos e contribuindo para o crescimento dos negócios. É uma forma de retratar a estratégia global do Google Workspace que se baseia em integrar o Gemini em todos os seus produtos, como Planilhas, Gmail, Docs, Meet, entre outros, e o impacto dessas ferramentas na vida dos empreendedores locais.
crédito: divulgação - Ateliê Materno
“Sabemos o quão grande é o impacto socioeconômico das PMEs no Brasil e de todo o potencial que a IA tem para transformar e simplificar as rotinas de trabalho desses empreendedores. No fim do dia, a ideia da campanha é contar histórias de pessoas reais que usam o Google Workspace com o Gemini para desenvolver seus negócios e inovar.”, destaca Izabelle Macedo, Diretora de Marketing do Google Cloud para América Latina.
De acordo com levantamento do Sebrae, com o apoio da Receita Federal, os pequenos negócios representam 97% do total de empresas do Brasil, sendo responsáveis por 26,5% do PIB nacional. As empresas que foram selecionadas para a campanha, entre a milhares de PMEs brasileiras que usam Google Workspace, mostram a diversidade de uso da IA em diferentes setores da economia, desde um acervo de objetos em São Paulo até uma produtora de cacau e seus derivados no interior do Pará, como é possível verificar abaixo:
- Acervo Utimura (São Paulo/SP): O espaço aluga objetos para produções de cinema, novelas e redes sociais e usa o app Gemini para automatizar a forma de detalhar cada peça, usando apenas uma foto.
- Aoca Game Lab (Salvador/BA): Estúdio brasileiro de jogos que cria experiências narrativas com foco em humanidades e tecnologia. A empresa usa as sugestões do app Gemini para traduzir o game em vários idiomas e, assim, ter uma primeira versão do jogo pronta para testes.
- Ateliê Materno (Florianópolis/SC): Produz brinquedos de madeira inspirados na cultura brasileira e utiliza o Gemini no Google Planilhas para gerar gráficos de vendas automaticamente e, assim, melhorar a previsão de demandas.
- Cacauaré (Mocajuba/PA): Transforma cacau em produtos que se conectam com a cultura ribeirinha da Amazônia. A empresa usa o Gemini no Gmail para obter um resumo dos pontos mais importantes como novas ideias e parcerias.
- Ecoporé (Porto Velho/RO): Trabalha com restauração ecológica, educação socioambiental e fortalecimento da bioeconomia e utiliza o ‘Ajude-me a Escrever’ no Google Docs para, em segundos, criar uma primeira versão bem estruturada de propostas de projetos.
- Moka Clube (Curitiba/PR): Um serviço de assinaturas de cafés especiais do Brasil, a empresa usa o Gemini no Gmail para facilitar a busca por informações, sem precisar gastar muito tempo vasculhando emails e anexos.
- Papel Semente (São Gonçalo/RJ): Cria produtos de papel reciclado com sementes que viram flores e temperos. A empresa usa o Gemini no Meet para anotar tudo o que é discutido em reunião, fazendo um resumo e organizando os próximos passos.
- RNV Resíduos (Aparecida de Goiânia/GO): Recicla resíduos de construção civil e os transforma em novos produtos, como brita e biomassa. A empresa utiliza o NotebookLM para cruzar dados de laudos, documentos técnicos, relatórios e, assim, chegar na resposta que precisa.
- Sítio Geranium (Taguatinga/DF): A propriedade produz hortaliças e frutas que são comercializadas diretamente em sua loja física. Utiliza o ‘Ajude-me a Escrever’ no Gmail para agilizar a comunicação com os fornecedores.
- 3V3 (Fortaleza/CE): Desenvolve soluções de irrigação adaptadas à realidade do produtor brasileiro. Com o Gemini no Google Planilhas, a empresa transforma os dados em insights com apenas uma pergunta.
O brasileiro é otimista em relação à IA
A pesquisa global "Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação", realizada pelo Google e Ipsos, revelou que, desde o ano passado, o uso de IA aumentou no Brasil com 54% dos brasileiros relatando ter usado IA generativa no último ano, contra 46% em 2023. Embora o entusiasmo pela IA e as percepções positivas sobre seu impacto econômico estejam aumentando globalmente, os países com maior entusiasmo geral sobre o potencial da IA tendem também a esperar os ganhos econômicos mais positivos com a tecnologia. Nesse sentido, o estudo mostrou que os brasileiros estão mais entusiasmados com a IA em comparação com a média global (65% contra 57%) e mais propensos a esperar ganhos positivos com a IA (60% contra 49%) do que seus pares ao redor do mundo.
E esse entusiasmo é possível ser observado pelo Relatório de Impacto Econômico do Google no Brasil de 2025, onde o Gemini integrado no Google Workspace contribuiu para que os brasileiros economizassem 215 horas por ano ao auxiliar em diversas tarefas no trabalho. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou que o Google AI passaria a ser incluído nos planos Workspace Business e Enterprise, trazendo os mais recentes recursos de IA generativa para os clientes empresariais do Google Workspace, sem a necessidade de comprar nenhum complemento. Ao eliminar a necessidade de pagar por um complemento para acessar os mais recentes recursos de IA generativa, o Google simplificou os seus planos e preços para levar o valor agregado da sua IA a todos os clientes do Workspace.
Treinamento em IA para todo o Brasil
No dia seguinte ao lançamento oficial da campanha, 06 de outubro, o Google Workspace irá promover um grande treinamento em IA na plataforma, voltado para pequenos e médios empreendedores de todo o Brasil, simultaneamente em salas de cinema em todas as 27 capitais do país. As capacitações, que acontecem das 10h às 11h45, serão também transmitidas ao vivo, diretamente na página de inscrição do evento, atendendo aos profissionais que não poderão estar presentes.
"No Google Workspace, integramos a IA no intuito de democratizar o seu uso, de forma que seja acessível a organizações de todos os tamanhos, sem barreiras. Seu principal papel é ajudar colaboradores, gestores e empreendedores a liberar tempo para que possam se concentrar naquilo que realmente importa para os negócios: inovação e estratégia.” comenta Alberto Zafani, head do Google Workspace no Brasil.
Ficha técnica da campanha
Agência: R/GA Brasil | Produtora de vídeo: Café Royal | Produtora de áudio: Cordel | Fotografia: Hanna Vadasz