Conferimos o filme "Crianças do Sol", dirigido por Majid Majidi, primeiro cineasta iraniano a ser indicado ao Oscar, em 1999 - por "Filhos do Paraíso" -, o drama "Crianças do Sol" (Sun Children), está disponível a partir de hoje, 22 de outubro, para compra e aluguel nas seguintes plataformas digitais: Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. A produção foi escolhida pelo Irã para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar em 2021.
O filme conta a história de 4 crianças carentes que se encontram tendo que fazer bicos e até pequenos furtos para conseguir sobreviver, até que vão parar em um escola pública, para crianças de rua: a Escola do Sol, mas estão lá para tentar achar um tal tesouro, só que na escola, aprendem muito mais, do que apenas isso.
Com distribuição da Synapse Distribution, o longa está disponível nas versões dublada e legendada.
Mamad teve que ir embora com o pai, Albolfz um garoto ótimo em matemática, teve que voltar ao Afeganistão, o outro um belo jogador foi contratado para jogar em um time e ALI continua tentando achar o tesouro, na escola. Até que é surpreendido por algo não tão bacana.
O que me deixou mais intrigada é que ficam muitas pontas soltas, o que daria muito bem, para ter uma continuação, mas acho difícil. Enfim, um filme bacana, que merece ser assistido.
O filme da Synapse Distribution, estreia HOJE, 22 de outubro nas principais plataformas digitais.
Sobre o filme:
Protagonizado por crianças locais em situação de rua, o filme conta a história do jovem Ali (Roohollah Zamani) e seus amigos. Para sobreviver e sustentar as suas famílias, eles vivem entre bicos e pequenos furtos. Ao descobrirem a existência de um tesouro, escondido dentro de um túnel, eles decidem fazer de tudo para conseguirem o que querem, inclusive se matricular em uma escola.
De acordo com o diretor, a situação enfrentada pelos meninos do filme é a realidade de pelo menos 152 milhões de crianças da região, que trabalham para sustentar suas famílias. "O filme mostra as habilidades e humanidade dessas crianças e que todos somos responsáveis por elas, muitas das quais extremamente talentosas. O elenco juvenil principal é composto por garotos em situação de rua e eles provaram ser atores surpreendentes", conta o diretor.
O longa foi premiado no Festival de Veneza de 2020 nas categorias Lanterna Magica Award (para o diretor Majid Majidi) e Melhor Jovem Ator (Roohollah Zamani). O roteiro é assinado por Majid Majidi e Nima Javidi.