Terça, 19 Abril 2022 15:26

Produção Nacional | Cinemas

Rate this item
(0 votes)

O diretor Gui Pereira, fundador da Dodô Filmes, que assina os longas “Coração de Cowboy” e “Sistema Brutocomenta as 3 estratégias para realizar uma produção Nacional.

Um filme é muito mais do que um trabalho de entretenimento: todos os processos que envolvem a viabilização da obra exigem extremo planejamento e dedicação para serem realizados. Como espectador, é difícil imaginar todo o trabalho por trás da tela, mas não basta apenas “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, como dizem popularmente; as boas estratégias são fundamentais. Assim, em nome da Dodô Filmes - produtora que assina os longas “Coração de Cowboy” e “Sistema Bruto” - o diretor Gui Pereira revela os três melhores caminhos para tirar a ideia do papel.

Quem trabalha, estuda ou conhece minimamente a área de cinema sabe que são muitas etapas até o longa ficar pronto. Roteiro, elenco, equipe, planejamento de produção, gravações, montagem, lançamento, distribuição. E, por isso, pro filme ter uma boa qualidade o orçamento também precisa estar à altura. Separamos aqui possibilidades de financiamento que podem ajudar quem está em busca de realizar esse sonho”, pontua o diretor.

1 - Entenda os modelos de financiamento cinematográfico

No Brasil e no exterior, os formatos de produção são diferentes, por isso é necessário entender como funciona exatamente. Em território nacional, é possível realizar via leis de incentivo, editais ou fundos públicos.

2 - Pesquise sobre incentivos fiscais ou editais e fundos públicos

Além da popular Lei do Audiovisual (nº 8.685/1993), que permite que pessoas físicas e jurídicas patrocinem projetos audiovisuais aprovados, com abatimento dos valores na declaração do Imposto de Renda, existem também outros fundos de investimento público que podem ser utilizados, como o Fundo Setorial Audiovisual.

3 - Busque investimento privado

Esse modelo de financiamento é considerado de alto risco, mas tudo é questão de convencimento. Um projeto forte e um excelente plano de negócios são os primeiros passos, seguidos do mapeamento de marcas e empresas que têm ligação direta com a produção. Definir exatamente o destino do dinheiro a ser investido, como fluxo de caixa, comercialização ou compra de propriedade intelectual, também é importante para convencer o investidor.

Essa modalidade foi utilizada pela Dodô Filmes para produzir a próxima comédia de ação do cinema brasileiro, o filme “Sistema Bruto”. O longa estrelado pela cantora Bruna Viola tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2022 e conta com grandes nome no elenco, como Bruna Altieri, Jackson Antunes, Thaís Pacholek, Oscar Magrini, Marcus Cirillo, Enrico Lima, Giulia Nassa, Guile Branco, Marisa Orth, Nelson Freitas, Felipe Massa, Maurício Meirelles, e um time de cantores e duplas sertanejas de tirar o fôlego, entre eles César Menotti e Fabiano, Chitãozinho, Guilherme e Santiago, Lauana Prado, Gian e Giovani, Rionegro e Solimões, Yasmin Santos.

SISTEMA BRUTO

Sistema Bruto é um filme de comédia de ação que acompanha Bruna e Rosa, duas amigas que, além de frequentarem os mais badalados bares e festas sertanejas do interior, também são apaixonadas por velocidade e adrenalina. Em uma determinada noite, as amigas fazem uma aposta com seus amigos e decidem participar de uma competição de corridas de caminhonetes.

Com cenas gravadas em Piracicaba, comédia de ação estrelada por Bruna Viola e dirigida por Gui Pereira chegará aos cinemas no segundo semestre de 2022. Além disso, confirma a participação da dupla Gian & Giovani que, pelo o que podemos ver, fará um show e tanto na produção.

SISTEMA BRUTO

Apesar de muito concentrados, aproveitamos todos os minutos que podíamos para conversar, rir e curtir aquele cenário lindo! Para mim, como diretor, é muito especial ver a sinergia, amizade e confiança que são criadas entre o elenco. A gente brincou na lama, fez piada e ainda se divertiu durante os shows. É essa entrega de corpo e alma que o público vai perceber nos cinemas, se emocionando e cantando junto”, afirma Gui Pereira, diretor de “Sistema Bruto”.

Depois de pouco mais de 25 dias, quatro locações e quase 200 cenas, o novo longa foi concluído em dezembro. O interior de São Paulo foi palco de todas as etapas das gravações, começando por Tatuí, em seguida Piracicaba, Jaguariúna, Sorocaba, onde se passa o clímax da história, finalizando no mesmo lugar em que iniciou.

Com uma narrativa leve e contagiante, “Sistema Bruto” promete conquistar os amantes de uma boa história Brasil afora.

SOBRE A DODÔ FILMES

A Dodô Filmes foi fundada pelo cineasta Gui Pereira em 2016, com o objetivo de trazer os moldes de produções norte-americanas para o cinema brasileiro. Buscando mesclar o lado artístico com o lado profissional, a Dodô Filmes se firma como uma produtora de cinema independente com projetos realizados no Brasil e nos Estados Unidos.

Dentre os trabalhos da produtora, destacam-se o premiado faroeste americano THE ADVENTURES OF SHERIFF KID MCLAIN e o filme brasileiro CORAÇÃO DE COWBOY, lançado em 2018 nos cinemas do Brasil.

Fora o audiovisual, a produtora realiza com frequência trabalhos filantrópicos, com o objetivo de ajudar o próximo. O lançamento do longa “Coração de Cowboy” contou com uma ação de caridade junto a rede de cinemas Cinemark, onde foi criado o “Dia do Amor”, um dia onde toda a bilheteria arrecadada foi convertida em doações para o Hospital de Amor de Barretos, que busca cuidar gratuitamente de pacientes com câncer.

A Dodô Filmes já colaborou com artistas renomados, como: Chitãozinho & Xororó, Tom Cavalcante, Lucas Lima, Jonathan London, Damon Packard, Joe Stevens, Lou Ferrigno, Nicholas Podany, Joe Estevez, as bandas Punchline, Across Coves, The Mr. T Experience e a estrela da música country americana Garth Brooks.

Read 51 times Last modified on Terça, 19 Abril 2022 15:56

Deixe um comentário

Sobre

O blog vai muito além do nome, pretende ser um lugar onde as pessoas gostam de saber das novidades, tendências e inspirações, mas tudo com muita qualidade e bom gosto. Transformando assim o "Pouco" em algo bem relativo. {não acham?!}

Venha você, também, ser Feliz com Pouco! ♥

Conheça!

We use cookies to improve our website. By continuing to use this website, you are giving consent to cookies being used. More details…