Como parte do Momento Princesa e Frozen, celebrado em agosto, a #WorldPrincessWeek acontece do dia 21 a 29 de agosto e convida o público do mundo inteiro a apreciar as histórias das Princesas Disney e se inspirar com suas ações de bondade, coragem, resiliência e determinação.
Desde o dia 21 até 29 de agosto, a Disney celebra a Semana Mundial da Princesa, uma comemoração anual que acontece no mundo inteiro e tem como objetivo celebrar as histórias das Princesas Disney. Neste ano, a #WorldPrincessWeek faz parte do Momento Disney Princesa e Momento Frozen, campanha que conta com estreias e conteúdo especial no Disney+ e nas plataformas digitais da Disney, programação temática no Disney Channel, experiências ao vivo e produtos incríveis das personagens disponíveis em lojas físicas e digitais.
E nada melhor do que celebrar essa semana especial com uma maratona especial no Disney+ para relembrar e celebrar as histórias das Princesas Disney, não é mesmo? Confira abaixo os filmes delas em ordem cronológica, além de outras indicações de produções para assistir.
Branca de Neve (1937)
O lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões foi um marco para os filmes animados, já que Branca de Neve não é apenas a primeira princesa oficial da Disney, mas também a primeira protagonista de um longa-metragem animado. Na produção, a personagem é perseguida por sua madrasta, a Rainha Má, que decide se livrar da enteada após o espelho mágico revelar que Branca de Neve é a mulher mais linda de todo o reino. Ela se refugia, então, na cabana dos sete anões, mas acaba caindo em um sono profundo após comer uma maçã envenenada pela madrasta e apenas um beijo de amor verdadeiro poderá despertá-la.
Cinderela (1950)
Após a morte de seu pai, Cinderela é tratada como empregada pela madrasta e suas duas filhas. Mas, tudo muda quando ela é visitada pela Fada Madrinha e recebe a dádiva de se transformar em princesa durante uma noite especial... mas apenas até meia-noite.
A boa notícia para os fãs é que no dia 25 de agosto chega ao Disney+ uma nova versão restaurada de CINDERELA, o clássico animado da Walt Disney de 1950. Além de fazer parte do Momento Disney Princesa e Frozen, o lançamento acontece no contexto de Disney100, celebrações globais pelo 100º aniversário da The Walt Disney Company. Pela primeira vez, o emblemático filme poderá ser visto em streaming em 4K e é o resultado de anos de trabalho por parte da equipe de Restauração e Preservação dos Estúdios Walt Disney, trabalhando em estreita colaboração com os principais nomes dos Walt Disney Animation Studios.
A Bela Adormecida (1959)
A vingativa Malévola lança uma maldição sobre a Princesa Aurora para que ela caia num sono profundo em seu aniversário de 16 anos ao espetar o dedo numa rosa. Para evitar que isso aconteça, Aurora é levada para uma floresta por três fadas bondosas.
A Pequena Sereia (1989)
Ariel, uma sereia adorável e travessa, está encantada com tudo que é humano. Desrespeitando a ordem do pai para não se aproximar do mundo acima do mar, ela faz um acordo com Úrsula, uma maliciosa bruxa do mar, e troca sua bela voz por pernas em nome do amor. A animação lançada em 1989 ganhou recentemente uma versão live-action, que estreia no Disney+ em 06 de setembro.
A Bela e a Fera (1991)
Bela é uma jovem inteligente e leitora voraz, que deseja se aventurar para longe de sua pequena aldeia. Quando seu pai é aprisionado por uma fera misteriosa, dono de um castelo encantado, Bela se oferece em troca da liberdade do pai. Além da animação de 1991, a história também está disponível em live-action na plataforma, com Emma Watson interpretando a princesa.
Aladdin (1992)
Na animação, que também conta com uma versão live-action lançada em 2019, um gênio de 10 mil anos de idade, o plebeu Aladdin e a inteligente Princesa Jasmine se juntam para enfrentar o malvado feiticeiro Jafar.
Filha do Sultão, Jasmine não tem medo de defender aquilo em que acredita e não hesita em lutar pelo que é justo e seguro para a população de seu reino, por exemplo.
Pocahontas (1995)
Pocahontas, a filha do Chefe do povo nativo americano Powhatan, observa a chegada de um misterioso navio inglês liderado pelo ambicioso Ratcliffe e pelo corajoso capitão John Smith. Ela se torna amiga do capitão, mas o clima fica pesado entre seus povos, e Pocahontas busca a sabedoria da avó Willow para ajudá-la a encontrar uma maneira dos povos viverem em harmonia.
Mulan (1998)
Uma antiga lenda chinesa se transforma em uma aventura inesquecível, repleta de emoção, heroísmo e humor em MULAN. No filme, Mulan descobre que seu pai, já ancião, é convocado a se alistar no exército para defender a China dos terríveis invasores Hunos. Em um ato de valentia e generosidade, Mulan se disfarça de homem e toma o lugar do pai no Exército Imperial.
Essa é outra história das Princesas Disney que também foi lançada em live-action, em 2020.
A Princesa e o Sapo (2009)
Inteligente, sonhadora e muito determinada, desde criança, Tiana sonha em ter um restaurante próprio. Para conseguir a quantia necessária para que possa finalmente alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff, sua amiga de infância. Logo surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo a Tiana que lhe conceda um beijo. Ela aceita e também se transforma em sapo.
Enrolados (2010)
Quando o criminoso mais procurado do reino se esconde em uma misteriosa torre, a última coisa que ele espera é encontrar Rapunzel, uma garota espirituosa com um superpoder incomum: 21 metros de cabelo dourado e mágico. Juntos, eles partem em uma fantástica jornada em busca da verdadeira origem da jovem.
Valente (2012)
Merida, uma habilidosa arqueira e jovem determinada a trilhar seu próprio caminho na vida, desafia uma antiga tradição sagrada do reino. Ela terá que usar todas as suas habilidades e recursos, incluindo seus espertos e travessos irmãos trigêmeos, para desfazer uma terrível maldição antes que seja tarde demais e descobrir o significado da verdadeira valentia.
Frozen (2013)
Além da franquia Disney Princesa, a franquia Frozen também conta com uma rainha e princesa e, por isso, merece estar nessa lista. No filme, a destemida e otimista Anna sai em uma jornada épica, ao lado do homem de montanha, Kristoff, e sua leal rena Sven, para encontrar sua irmã Elsa, cujos poderes congelantes aprisionaram o reino de Arendelle em um inverno eterno.
Moana (2016)
Moana Waialiki é uma corajosa jovem que, acompanhada pelo lendário semideus Maui, começa sua jornada em mar aberto para salvar seu povo, enfrentando terríveis criaturas marinhas e descobrindo histórias do submundo.
Raya e o Último Dragão (2021)
Muito tempo atrás, humanos e dragões viviam juntos em harmonia no mundo de Kumandra. Mas a ameaça de uma força do mal fez com que os dragões se sacrificassem para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o perigo ressurge e a solitária guerreira Raya embarca em uma incrível jornada para encontrar o último dragão e salvar seu mundo.
Bônus!
Além dos filmes clássicos das Princesas Disney disponíveis na plataforma, o Disney+ acaba de estrear LEGO Disney Princesa: Aventura no Castelo. O especial animado segue Tiana, Moana, Branca de Neve, Rapunzel e Ariel enquanto são transportadas para um castelo misterioso e descobrem que Gaston bolou um plano maligno para dominar todos os reinos. Portanto, as Princesas devem trabalhar juntas para resolver desafios ocultos nas paredes do castelo e tentar salvar seus reinos.
E para encerrar com chave de ouro essa lista para lá de especial, durante o mês de agosto, os fãs podem conferir no canal Disney Brasil no YouTube a estreia de uma nova série de curtas das Princesas que apresentam novas perspectivas das histórias clássicas, destacando temas como independência, tradições e vínculos como amor e amizade. Os curtas estreiam semanalmente durante todo o mês e são estrelados por Moana, Rapunzel, Bella, Tiana e Raya, entre outras Princesas Disney.
♥